Geograficamente, a expressão pouco povoado diz a respeito de um país que não possui densidade demográfica que se iguale a sua população. O Brasil é um exemplo disso: Possui cerca de 200 milhões de habitantes, então ele é um país populoso, mas não é povoado, porque sua população não está distribuída igualmente.
Sim, o Brasil é um país populoso, pois há uma grande concentração de pessoas. ... No entanto, vale ressaltar que o Brasil é um país pouco povoado, pois seu índice de densidade demográfica é baixo. A densidade demográfica é a razão entre o número de habitantes de um país e sua área em km².
Resposta. O Brasil é um país populoso, pois possui a quinta maior população absoluta do mundo; entretanto, é pouco povoado, pois tem baixo índice de densidade demográfica (quantidade de habitantes por km²).
c) porque o pais tem maior população do planeta e esta distribuída irregularmente no território nacional. ... 3) De acordo com o Censo Demográfico de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o Brasil alcançou uma população de pessoas, totalizando 22.
Quando falamos em estrutura da população, precisamos considerar dois conceitos que apesar de parecidos têm funções bem distintas. Povoado e Populoso. Afirmando que o Brasil é um país pouco povoado e muito populoso, assinale a alternativa que explique corretamente a afirmação.
O motivo da maior parte da população brasileira se concentrar no litoral, se deve ao processo de colonização dos portugueses que chegaram inicialmente no Brasil fundando cidades e fortes ao longo do litoral com o objetivo de proteger seu território de invasões.
A população brasileira está irregularmente distribuída no território, pois há regiões densamente povoadas e outras com baixa densidade demográfica.
O que fica evidente é que as desigualdades observadas na distribuição populacional do globo são, no conjunto, uma decorrência das condições do meio natural e da evolução do processo histórico das atividades do ser humano.
Podemos evidenciar que os principais fatores que corroboraram com a distribuição da população pelo mundo certamente foi a busca pela sobrevivência. Isto é, as populações que inicialmente eram nômades, deslocavam-se sempre em busca de novos alimentos além de locais que fossem propícios para a vida em grupo.
previdência; aposentadoria; plano de saúde, entre outros. Tais fatores fazem com que o ato de envelhecer seja uma preocupação social, perpassando todos os setores de políticas públicas.
O bônus demográfico é resultado da redução da taxa de fecundidade (as famílias têm menos filhos) e da diminuição da mortalidade em uma população – quando as pessoas passam a viver mais. Isso aumenta a proporção de pessoas em idade de trabalhar (entre 15 e 64 anos) em relação à população dependente, crianças e idosos.
Resposta. Resposta: Vamos ter um mundo envelhecido, pois com o aumento na expectativa pessoas vão viver mais tempo, e com uma taxa menor de fertilidade, menos bebês vão nascer, fazendo a média de idade mundial ir aumentando gradativamente.
Entre as muitas consequências da urbanização da população, a redução do ritmo de crescimento populacional é uma das mais significativas. A organização social e econômica urbana parece não combinar com uma taxa de fertilidade - número médio de filhos por mulher - muito alta.
O crescimento urbano consiste na expansão das cidades, ou seja, aumento da população absoluta que habita nas cidades e, consequentemente, da própria cidade. Já urbanização é o aumento proporcional da população urbana em relação à população rural.
A urbanização desordenada, que pega os municípios despreparados para atender às necessidades básicas dos migrantes, causa uma série de problemas sociais e ambientais. Dentre eles destacam-se o desemprego, a criminalidade, a favelização e a poluição do ar e da água.
A urbanização faz com que a cidade se desenvolva, visto que um número exorbitante de pessoas passam a habitar em centros urbanos. Isto gera, consequentemente, mais consumo de bens tecnológicos e renda para o Estado, que quando bem dirigido, aplica essas verbas para melhorar a qualidade de vida da população.
Pontos positivos da urbanização: ~> Com a urbanização, a cidade oferece mais oportunidades de trabalho, pois há aumento na área comercial, melhor capital econômico e financeiro, mais moradias, melhor qualidade de vida.
Outra das vantagens de se viver em sociedade é que há recursos como saúde pública, transporte, opções de cidades para se viver, carreiras para seguir e sonhos a se realizar.
Os pontos positivos da vida urbana- a facilidade de encontrar alimentos, remédios, roupas e etc. Os pontos negativos da vida interiorana- a dificuldade pra acessar a água, saúde e educação, alem de doenças. Os pontos positivos da vida interiorana- ambiente mais limpo, sem fumaças tóxicas.
Positivos Rural: Na maioria das vezes não há poluição, São ótimos para a criação de fazendas. Negativos Rural: O sinal da torre é distante, Tem muitos mosquitos. Positivos Urbanos: Tem mais Lugares para visitar e todos eles ficam perto. Negativos Urbanos: Tem muita poluição e é o alvo de acidentes de tráfego.
POSITIVOS: Maior produtividade, menos utilização de mão de obra, rapidez na operação, baixo custo após a sua quitação, melhoria na parte de licros. NEGATIVA: Desemprego de muitas pessoas, substituição do homem pela máquina, agressão mais violenta e rápida ao solo, custo para adquirir, altíssimo.
A Qualidade de Vida Urbana requer, essencialmente, um desenvolvimento sustentável das Cidades, o qual pode ser fomentado através do exercício de participação da população urbana, participação essa, mais facilitada através do recurso às novas Tecnologias da Informação e Comunicação.
As pessoas que moram na cidade formam a comunidade urbana e as pessoas que vivem no campo formam a comunidade rural. Na comunidade urbana, há muitas coisas em comum, por exemplo, alguns serviços como eletricidade, água e esgoto tratados, transportes coletivos, comunicação, rede de bancos e um comércio muito variado.
Viver na cidade Outra característica da vida urbana é o distanciamento que há entre as pessoas, afinal elas estão próximas demais fisicamente, mas longe ao mesmo tempo. Há uma correria diária e falta tempo para tudo, inclusive para conversar, visitar as pessoas e se importar com elas.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) define zona urbana como toda sede de município (cidade) e de distrito (vila).