O autismo — ou Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), como é tecnicamente chamado — é uma condição de saúde caracterizada por prejuízos em três importantes áreas do desenvolvimento humano: habilidades socioemocionais, atenção compartilhada e linguagem.
A distinção entre autismo e síndrome de Asperger não é universalmente aceita. O quadro de autismo e síndrome de Asperger tem similaridades nos quesitos de diagnóstico. A diferença está apenas em que na síndrome de Asperger a memória é privilegiada e os aspectos cognitivos e da Linguagem não apresentam atraso.
O transtorno do espectro do autista (TEA) é um transtorno relacionado ao desenvolvimento neurológico. Sua caracterização é feita pelos sinais e sintomas apresentados pela pessoa, que compreendem dificuldade em se comunicar, dificuldade de interação social e por interesses ou movimentos repetidos realizados pela pessoa.
Em suma, algumas das características do autismo que podem ajudar no seu diagnóstico são:
5 sinais que podem indicar autismo em bebê
Olá, somente o neuropediatra ou neurologista e psiquiatra. Psiquiatra e Psicólogo com especialização em Tea. Qualquer profissional da saúde especializado em Autismo pode reconhecer e identificar o transtorno, embora somente o neuropsicólogo e psiquiatra podem validar o laudo.
um bom diagnóstico de TEA, seja asperger, seja autismo, é feito por uma equipe multidisciplinar, que envolve psiquiatra, psicólogo, neuropsicólogo, fonoaudiólogo, neurologista, terapeuta ocupacional, assim é possível se avaliar o funcionamento global do possível paciente, avaliando-o de maneira completa e ampla.
Um estudo feito pela Universidade da Califórnia (EUA) concluiu que tomar suplementos alimentares de ácido fólico durante a gravidez reduz as chances de o bebê nascer com autismo.
Uma informação já conhecida pelos pesquisadores é de que os meninos são mais suscetíveis ao autismo que as meninas. ... Caso o primogênito for menino e o segundo filho for menina, as chances são de 4,2%; No caso se as duas forem meninas, as chances são de 7,6%.