Uma atmosfera pobre em oxigênio, em que a concentração de oxigênio está abaixo de 19,5 % (v/v) pode ser problema e também uma atmosfera rica em oxigênio em que a concentração de oxigênio está acima de 23 % (v/v).
Quando da liberação, o espaço confinado deve estar isento de contaminantes, com 20,9% de oxigênio e sem a presença de inflamáveis/explosivos. Qualquer redução no percentual de oxigênio pode indicar a presença de contaminantes acima da concentração Imediatamente Perigosa à Vida e à Saúde.
Já sabemos que riscos atmosféricos são comuns como a deficiência de oxigênio e gases inflamáveis e tóxicos e podem ser encontrados em todos os tipos de espaços confinados.
Existem inúmeros riscos presentes nas atividades em espaços confinados, entre os quais podemos destacar:
Para um colaborador que atua em um espaço confinado, os seguintes EPIs são essenciais:
Conheça quais são os tipos de espaços confinados e seus riscos
A função do vigia em espaços confinados é observar o trabalho realizado, a fim de identificar riscos e acidentes, podendo ordenar o abandono do espaço e até realizar o salvamento.
O Vigia tem como trabalho vigiar, zelar e guardar um patrimônio, com o objetivo de inibir ou detectar tentativas de crimes. Esse profissional ainda pode observar e fiscalizar o local, mas não é sua função proteger.
Um espaço confinado é um ambiente com as seguintes características:
A equipe de trabalho em um espaço confinado é composta pelo responsável técnico, o supervisor de entrada, o vigia e os trabalhadores autorizados. Cada um deles cumpre funções específicas do procedimento de trabalho dentro desses ambientes.
“Todo trabalhador designado para trabalhos em espaços confinados deve ser submetido a exames médicos específicos para a função que irá desempenhar, conforme estabelecem as NR's 07 e 31, incluindo fatores psicossociais com a emissão de respectivo Atestado de Saúde Ocupacional – ASO.”২৩ এপ্রিল, ২০১৮
Os exames complementares necessários para a qualificação da aptidão do funcionário são estes: audiometria, eletrocardiograma, eletroencefalograma, espirometria, teste de Romberg, acuidade visual, RX e exames laboratoriais.
Quais informações devem constar no ASO