Narrativa longa, escrita em prosa, geralmente dividida em capítulos. Ambientação temporal: a narrativa deve acontecer em determinado tempo, que pode ser linear ou não linear, objetivo ou subjetivo. Ambientação espacial: além do tempo, o romance é ambientado em determinado espaço, onde as ações acontecem.
O Romance policial era publicado em periódicos jornalísticos no século XVIII e XIX, no século XX, passou a ser publicado em revistas pulp e livros de bolso, que herdaram características folhetinescas como o texto envolvente, o papel de herói do detetive, a luta do bem contra o mal, a verossimilhança e atualidade ...
Um romance apresenta quatro elementos em sua estrutura: narrador, personagem, enredo e tempo. ... O narrador pode ser uma das personagens e relacionar-se com outras. Nesse caso é um narrador em primeira pessoa. Personagens – são os elementos do texto que praticam as ações e provocam o desenvolvimento da história.
Romance é um gênero textual que consiste em uma narrativa longa, escrita em prosa. ... Por tratar-se de uma narrativa, o romance possui uma ação, lugar onde ela ocorre, tempo em que ela acontece, personagens que a realizam, uma trama e um ponto de vista, isto é, a perspectiva do narrador.
O Romance Indianista marca a busca na literatura por um herói nacional. O índio foi eleito como a figura de maior representatividade, considerando que o branco era tido como o colonizador europeu, e o negro, como escravo africano. Assim, o índio foi considerado como único e legítimo representante da América.
Significado de Indianista substantivo masculino e feminino Indivíduo perito em indianismo. Escritor que cultiva o indianismo. adjetivo [Brasil] Que diz respeito ao indianismo na literatura: as obras indianistas de Alencar.
Assim podemos dizer que Alencar consolidou em Iracema a imagem do índio como objeto estético e símbolo do nacional, embora no transcorrer da trama se perceba pontos problemáticos, a exemplo do personagem central da obra, Martim, ser um europeu e, Iracema abandonar seu povo para segui-lo, culminando assim para a visão ...
De acordo com o romantismo europeu, Iracema pode ser caracterizada como um exemplo de "mulher-anjo" - virgem, delicada, bela, capaz de se sacrificar pelo homem que ama, Martim.
É a 'prosa poética', caracterizada por elementos mais próximos do poema, como ritmo e criação de imagens sugestivas, com metáforas. Alencar cria uma atmosfera mítica, desligada da realidade e próxima da mitologia”, descreve o professor.