O maior foco de direito ambiental é a prevenção e reparação in natura (refazimento do status quo ) do dano causado. ... Não pode, contudo, o poluidor negociar a quantidade da reparação, haja vista ser o direito ambiental em si é um direito fundamental e indisponível, de modo que o dano deve ser integralmente reparado....
Conforme o disposto no artigo 2561, as ações indenizatórias de danos derivados de responsabilidade civil prescrevem em 3 (três) anos; já no prazo de 2 (dois) anos prescreve a ação de responsabilidade civil decorrentes de danos de natureza extracontratual.
STF decide pela imprescritibilidade da pretensão de reparação civil por dano ambiental. ... Assim, “a reparação do dano ao meio ambiente é direito fundamental indisponível, sendo imperativo o reconhecimento da imprescritibilidade no que toca à recomposição dos danos ambientais”.
Portanto, sendo “imprescritível a pretensão reparatória de caráter coletivo, em matéria ambiental. Afinal, não se pode formar direito adquirido de poluir, já que o meio ambiente é patrimônio não só das gerações atuais, como das futuras”[1].
Dentre os principais impactos ambientais negativos causados pelo homem, podemos citar a diminuição dos mananciais, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats.
As principais atividades causadoras dos impactos ambientais no planeta são a mineração, a agricultura, a exploração florestal, a produção de energia, os transportes, as construções civis como estradas e cidades, além das indústrias básicas químicas e metalúrgicas.
Os impactos ambientais causados pelo derramamento de petróleo são incalculáveis. A mancha de petróleo que se propaga pelo mar, além de contaminar a água, mata milhares de aves, peixes e corais. ... Essa fina camada que se forma também impede a troca de gases entre a água e o ar.
A atividade industrial é uma das principais causadoras da poluição dos nossos corpos hídricos. Isso porque grandes indústrias despejam toneladas de resíduos tóxicos em rios, prejudicando o ecossistema e tornando a água imprópria para o consumo.
Indústria que mais polui o meio ambiente depois do setor do petróleo. É fácil citar a indústria do petróleo como principal vilã da poluição.
indústria têxtil
Sustentabilidade: Como as indústrias pensam na proteção do meio ambiente.
As empresas afirmaram possuir controle do consumo de energia e plano de ação para redução do consumo, efetuando desligamentos dos equipamentos e máquinas em períodos ociosos, como também pode ser observado no processo produtivo, a fim de contribuir para um racionamento, o que demonstra uma preocupação com o insumo e ...
Meio ambiente e sustentabilidade: como as empresas podem ajudar?
E como mitigar os impactos ambientais da mineração?
Resposta. Resposta: Preservação da mata , plantação de árvores , vigilância e punição contra o desmatamento. A inversão térmica não se dará imediatamente porém com a restauração da faina e flora conseguimos alcançar tal objetivo.
O consenso científico atual é esmagador — aquecimento global é real e acelerado em larga escala pela ação humana. Nosso consumo de plástico é o maior causador da poluição dos oceanos, rios e lagos. Menos da metade da população mundial tem acesso à água potável.
Veja algumas ações sustentáveis para serem colocadas em prática: Reduza o consumo de água = feche a torneira na hora de escovar os dentes e lavar a louça, também diminua a quantidade de água derramada na hora do banho; ... Adote uma sacola sustentável para carregar as suas compras; Evite o desperdício de comida.
Preservando a vegetação que temos, combatendo o reflorestamento com espécie única e geralmente não nativa, incentivando o plantio de árvores, proibindo a caça, captura e comércio de animais silvestres, promovendo a proteção das espécies animais ameaçadas, criando reservas com acesso limitado - são algumas medidas que ...
Resposta: nn jogar lixo nos rios e nem nas ruas evitar mais andar de andar de carros para evitar a poluição e etc....
Resposta. Resposta: adotar lixeiras específicas para cada tipo de lixo, e palestras de conscientização.