Tanto o EIA- Estudo de Impacto Ambiental, quanto o RIMA – Relatório de Impacto Ambiental são documentos técnicos multidisciplinares com o fim de realizar uma avaliação completa dos impactos ambientais significativos que um empreendimento causa. E, então, indicar as medidas mitigadoras a eles correspondentes.
O Estudo de Impacto Ambiental pode ser elaborado pelos próprios profissionais das empresas obrigadas à elaboração do EIA, ou ainda, por empresa especializada em consultoria técnica ambiental contratada para fazê-lo.
Qual a finalidade do Estudo de Impacto de Vizinhança? O EIV serve para garantir o direito do cidadão a uma cidade sustentável, garantir uma gestão democrática por meio da participação popular, assim como a correção de distorções de crescimento urbano e seus impactos negativos em relação ao meio ambiente.
I) CORRETA. De acordo com o Estatuto das Cidades, a Lei Federal Nº os municípios devem exigir o EIV-Estudo de Impacto de Vizinhança, que é um instrumento de política urbana.
O Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), por sua vez, advém do capítulo sobre a Política Urbana, artigo 182 da Constituição Federal, que deve ser executada pelo poder público municipal para ordenar o desenvolvimento das funções sociais da cidade e bem-estar dos habitantes.
Impactos ambientais urbanos são constituídos por julgamentos de valores de significâncias de efeitos perturbadores, de gêneses ou consequências antrópicas, no urbano ou para além, no ambiente, que, na promoção de mudanças ecológicas e/ ou sociais, coloquem em questão estados de “auto-organização” e/ ou de “relativa ...
Esse crescimento urbano vai gerar um aumento na demanda de energia, moradia e empregos nas cidades, aumento da produção de lixos sólidos e esgoto, ocupações irregulares ou em áreas de proteção ambiental, causando maior pressão sobre o meio ambiente e também uma mobilidade urbana mais intensa, com o aumento de veículos, ...
E como serão essas ruas no final do século XXI? As ruas eram lisas sem faixas de pedestres ou coisas do tipo, casas, prédios e outras construções grandes e no tijolo e carros bem antigos no dia de hoje. E no futuro eu acho que as ruas serão com mais faixas de pedestres, mas sinalizadas, mais seguras e mas limpas.