O adjectivo anictérico significa então "que não manifesta icterícia ou cor amarelada em tecidos e secreções" (ex.: o doente apresentava-se apirético e anictérico) ou "que não é acompanhado de icterícia" (ex.: afecção hepática anictérica).
O paciente pode estar cianótico ou acianótico. Observar se há dificuldades para respirar ou se está usando força excessiva (uso de musculatura acessória) para inspirar. O paciente pode estar eupneico ou dispneico (com dificuldades de respirar).
A cianose é a coloração azulada da pele decorrente de oxigenação insuficiente do sangue. A cianose surge quando circula pela pele sangue sem oxigênio (desoxigenado), que é mais azulado e menos vermelho.
nor·mo·ten·so so. [ Medicina ] Que ou quem tem a tensão arterial em valores normais.
Significado de Afebril adjetivo Que não apresenta febre; sem sintomas de febre. ... A + febril.
A febre é uma temperatura corporal elevada. A temperatura é considerada elevada quando é superior aos 38 °C, conforme medida com um termômetro na boca ou mais alta que 38,2 °C, se medida por um termômetro no reto.
1. Relativo a dispneia ou à dificuldade em respirar. ... Que ou quem sofre de dispneia .
substantivo masculino Ação ou efeito de afluir; afluência. Quantidade excessiva de; fluxo: o afluxo do mar.
São empregados termos específicos para definir alterações nos valores anormais da pressão arterial, são eles: Hipertensão: aumento dos níveis da pressão arterial; Hipotensão: redução dos níveis da pressão arterial; Normotenso: são os parâmetros normais da pressão arterial.
A hipotensão, popularmente conhecida como pressão baixa, é quando a pressão arterial é muito baixa, podendo causar danos ao organismo.
substantivo feminino Designação de dor; a própria dor num órgão ou região corporal, geralmente sem lesão visível. [Gramática] Como radical, aparece em vocábulos compostos, como: nevralgia, cefalalgia, proctalgia, cistalgia. Etimologia (origem da palavra algia). Algo + ia.
-Algia: dor de origem subjetiva, sem lesão anatômica ou orgânica apreciável. -Àlgico: relativo a dor, doloroso. -Analgesia: perda da sensibilidade para a dor, conservando a sensibilidade tátil.
Os sintomas de hipotensão arterial incluem baixo nível de energia, diminuição da força, fraqueza, tontura, desmaio, suor frio, sede excessiva, taquicardia, visão embaçada, pele fria, respiração ofegante e confusão mental.
A hipotensão arterial ocorre quando a pressão arterial cai a ponto de provocar sintomas como tonturas e desmaios. Uma pressão arterial muito baixa pode causar danos a órgãos, um processo chamado choque. Inúmeros medicamentos e doenças podem afetar o sistema de manutenção da pressão arterial do corpo.
A pressão baixa, também chamada de hipotensão, acontece quando a pressão arterial atinge valores iguais ou inferiores a 9 por 6, ou seja 90 mmHg x 60 mmHg.
Atualmente, considera-se como pressão sanguínea ideal para adultos o valor de 110 mm Hg para a pressão sistólica e 70mm Hg para a diastólica, dita popularmente como “11 por 7 de pressão”.
Níveis de pressão arterial abaixo de 120x80 podem sim ser considerados normais. O primeiro fato que temos que observar é se há ou não sintomas de pressão baixa (fadiga, visão turva, mal estar, etc). Caso você não tenha esses sintomas, a sua pressão está normal.
A pressão ideal do idoso deve ser até 120 x 80 mmHg. No entanto, pode ser considerada aceitável até 149 x 89 mmHg.
O que fazer quando a pressão está baixa (hipotensão)