pH 3,8
No Brasil o pepino é cultivado em todas as regiões, com destaque para a região Sudeste e Sul e o período de safra vai de outubro a abril. No mundo os principais países produtores são a China, Turquia, Rússia, Irá e Estados Unidos. Os pepinos são frutos cuja composição é principalmente de água, cerca de 90% do fruto.
O ideal seria consumir o pepino com a casca bem higienizada, pois as enzimas que auxiliam na digestão da parte branca do pepino se encontram na casca que geralmente jogamos fora, então a pessoa "lembra" o pepino o restante do dia.
O pepino é um vegetal nutritivo e baixo em calorias, já que é rico em água, minerais e antioxidantes, possuindo diversos benefícios para a saúde como favorecer a perda de peso, manter o organismo hidratado e o funcionamento do intestino regulado, assim como diminuir os níveis de açúcar no sangue.
Tem sempre alguém dizendo que não pode comer pepino porque fica com azia. Realmente, o pepino é um pouco indigesto mas, o que as pessoas não sabem é que a casca do pepino é rica em enzimas digestivas e evita a famosa azia que dá quando se come pepinos sem casca.
As suas fibras insolúveis causam movimentos intestinais que dão a impressão de que algo esteja errado na digestão. Por ser quase que inteiramente composta por água, a melancia é facilmente digerida. Pepino – o pepino é dificilmente digerido por algumas pessoas, mas esse desconforto pode ser evitado.
Eles podem manter sua digestão forte De quebra, as fibras do pepino ajudam a controlar condições como diabetes e colesterol alto.
Dessa forma, é importante ter na alimentação do dia a dia alimentos como alho, cebola, berinjela, água de coco, alcachofra, linhaça, pistache, chá preto, peixe, leite e amêndoas, por exemplo, pois ajudam a regular os níveis de colesterol.
Confira os alimentos que diminuem consideravelmente os níveis de colesterol:
Ajuda na digestão A água de berinjela é benéfica para quem tem prisão de ventre, pois o seu alto teor de fibras regula o intestino e melhora a digestão. Devido ao seu efeito diurético, a água de berinjela também ajuda a aliviar a retenção de líquidos, sendo uma aliada de quem quer emagrecer.
É um alimento que fornece poucas calorias: uma unidade com cerca de 150 gramas oferece apenas 30 calorias e ainda é rica em fibras, que regulam o intestino e ajudam na redução do colesterol". O alimento, além de ser considerado emagrecedor, ainda possui efeitos diurético que ajudam a a limpar e desinchar o corpo.
Modo de preparo Corte a berinjela em fatias (com casca e tudo). Coloque a água em uma jarra e jogue as fatias e berinjela. Esprema os limões e adicione o suco na jarra. Misture, deixe gelar e consuma ao longo do dia.
A berinjela, por exemplo, como explica a nutricionista Daniela Alencar, da Clínica PASA de Vitória, “é rica em fibras, que uma vez ingeridas favorecem a redução dos níveis de glicose no organismo e causam sensação de saciedade, algo bom no caso da diabetes e do colesterol.
Alguns ótimos exemplos de sucos que o diabético pode tomar sem culpa são os preparados com ingredientes como melancia, aipo, maçã e batata yacon, porque possuem ingredientes que ajudam a controlar a glicemia.