1. [ Arquitectura ] Estrutura arqueada, geralmente de pedra, tijolo ou betão , que, apoiada sobre paredes ou colunas, serve para cobrir um espaço.
Abóbada de berço: consiste num semicírculo – o arco pleno – ampliado lateralmente pelas paredes. Apresenta duas desvantagens: o excesso de peso do teto de alvenaria e a reduzida luminosidade interna. Abóbada de arestas: consiste na intersecção, em ângulo reto, de duas abóbadas de berço apoiadas sobre pilares.
No geral, a diferença entre as abóbodas é onde elas se apoiam: sobre colunas, paredes ou pilares. Abóboda de berço: consiste num semicírculo - o arco pleno - ampliado lateralmente pelas paredes. ... Abóboda de nervuras: a construção desse tipo de abóboda foi possível graças ao arco ogival.
Resposta. Além das leis, talvez a contribuição mais importante de Roma tenha sido nas áreas de arquitetura e engenharia. Os construtores romanos não só desenvolveram o arco, a abóbada e o domo, como foram pioneiros no uso do concreto.
Arcos do triunfo Foram os romanos quem introduziram este tipo de monumento arquitetônico. O arco do triunfo era construído após vitórias em batalhas, para simbolizar e homenagear o triunfo do exército romano.
Resposta. Resposta: Com os etruscos, acredita-se que os romanos aprenderam a construir pontes, fortificações, arcos, sistemas de drenagem e aquedutos. ... O uso do concreto aumentou as possibilidades da construção civil e um grande número de prédios foram erguidos sem o uso de colunas.
Arquitetura Românica As abóbodas de berço eram mais simplificadas, baseavam-se em uma estrutura em semicírculo chamada arco pleno. Por conta de algumas desvantagens nesse tipo de construção, como a pouca luminosidade e riscos de desabamento, foi criado um novo estilo, a abóboda de arestas.
- Presença de sustentação estrutural através de arcobotantes (suportes construídos na parte de fora da construção). - Presença de abóbadas e arcos com formato ogival. - Planta arquitetônica com formato de cruz latina. - Presença de vitrais com temas religiosos, principalmente nas catedrais.