- Pecorino Romano: Feito na região de Lazio, este queijo é produzido com leite cru de ovelha, demorando de 8 a 10 meses para maturar. Com um sabor salgado e picante e formato de tambor, ele chega a pesar 33 kg. O queijo ainda possui casca dura e uma cor que varia conforme a idade (maturação).
Dicas de substituição de queijos....
Armazenamento de queijo pecorino: Em um lugar fresco e seco, porque o sal que ele contém é preservado por um longo tempo. Siga as instruções de manutenção impressas na embalagem do produto. Armazenado nas condições certas, dura até 3 meses.
Uma alternativa para armazenar bem estes queijos na geladeira sem perda de sabor e textura é embrulhar os pedaços em um papel toalha absorvente e depois passar um filme plástico que fique bem aderido ao produto. Coloque dentro de um recipiente com tampa e poderá tranquilamente consumi-lo pelos próximos 2 ou 3 meses.
É importante manter a mussarela , prato, gouda ou saint-paulin protegidos em potes fechados, ou mesmo embrulhá-los em filme plástico, alumínio ou papel de seda . Coloque-os na gaveta de legumes , que é o local menos frio e mais úmido da geladeira.
Como cada tipo de queijo tem suas características, devem ser conservados da seguinte forma: Parmesão, Provolone, Gouda, Edam, Gruyère, Emmental- envolvido em saco ou filme plástico, com mais de uma camada, para evitar que ressequem.
O minas frescal ou branco tem menos gordura, só 16%, e é o que tem mais umidade, por isso estraga mais fácil, em cerca de três dias. Para guardar em casa, comece lavando as mãos. “Lave as mãos, o queijo e coloque na embalagem, após escorrer o soro. O importante do frescal é não tirá-lo da geladeira.
Queijos duros e maturados, como Parmesão, Reino e Provolone precisam ser mantidos em local fresco e arejado durante o prazo de validade. Se o ambiente for muito quente ou se você quiser uma conservação mais longa, mantenha-os na geladeira. Após consumir, envolva em papel filme.
Na geladeira:
Queijos como camembert, gorgonzola, brie, prato, mussarela, roquefort, parmesão, cheddar e gruyere podem ser congelados tranquilamente, porém é bom tomar todos os cuidados para que isso seja feito corretamente. Congelar em Pedaços: Corte o queijo em porções menores, assim você descongela o que precisa.
Para armazenar frios, escolha a gaveta da geladeira ou as prateleiras mais altas do refrigerador. Como o nome já indica, os frios necessitam de refrigeração! Se for comprar presunto, mussarela e/ou salaminho fatiados, compre menos quantidade, pois esses se deterioram rapidamente, no máximo, 5 dias.
dois dias
Ninguém gosta de desperdiçar comida. É por isso que, normalmente, o que sobra de uma refeição em casa costuma ir para a geladeira. Mas, se antes ou depois disso os alimentos forem deixados em temperatura ambiente por mais de duas horas, começa o desenvolvimento de bactérias que podem causar contaminações.
Mais uma vez, a umidade apenas acelera o processo de deterioração, e por isso manter esse alimento fora da geladeira é o ideal. Aliás, se ele não tiver sido cortado pode durar até 30 dias!
duas horas
O azedamento do leite ocorre quando o ácido lático é produzido pela ação de bactérias chamadas lactobacilos, normalmente aí presentes. O ácido lático é produzido pelas bactérias a partir do açúcar do leite (a lactose), em um processo chamado fermentação lática.
Temperatura ambiente (25ºC ou menos): entre 4 e 6 horas dependendo das condições de higiene em que o leite foi retirado. Se o bebê for prematuro não é recomendado conservar o leite à temperatura ambiente; Geladeira (temperatura de 4ºC): o tempo de conservação do leite é de até 4 dias.
Você pode armazenar o leite em mamadeiras comuns esterilizadas (desde que elas tenham uma tampa que vede bem) ou em qualquer recipiente de vidro com tampa de plástico, também esterilizado.
Leite materno pode ser armazenado no freezer por até três meses, desde que ele seja mantido em mamadeiras esterilizadas com um anel de rosca esterilizado e disco de vedação ou copo de armazenamento esterilizado. Coloque uma etiqueta na mamadeira com a data e a hora da extração e use o leite mais antigo primeiro.
Amamentar é o ideal, mas dar o leite materno por outra via vem em segundo lugar. Antes de tentar a mamadeira, você pode experimentar o copinho. Precisa ser um copo esterilizável, com bordas que não machuquem o bebê. Encoste a borda do copo no lábio inferior da criança e incline até o leite encostar na língua dela.
Os bebês são todos diferentes. Pesquisas mostram que, em bebês de um a seis meses, um pode ingerir apenas 50 ml durante uma sessão, enquanto outro pode chegar a 230 ml. Comece preparando uma mamadeira com cerca de 60 ml e veja se o bebê precisa de maior ou menor quantidade.
Para armazenar o leite materno, tirado manualmente ou com bomba, deve-se colocá-lo em um recipiente próprio, que pode ser comprado nas farmácias ou em frascos e sacos que podem ser esterilizados em casa e, que devem ser colocados na geladeira, congelador ou freezer.