Os dígrafos ocorrem quando duas letras são usadas para representar um único fonema, ou seja, uma única emissão de som. Os dígrafos podem ser consonantais ou vocálicos. Os dígrafos ocorrem quando duas letras são utilizadas para representar um único fonema.
Pode-se afirmar que na palavra “sombra” ocorre um dígrafo vocálico, porque o encontro "om" representa um só fonema. Assim, temos duas letras que representam um único fonema. Portanto, trata-se de um dígrafo.
Possível dígrafo consonantais inseparáveis 'nh'. São os que não podem ser separados em duas sílabas. São eles: "gu", "qu", "lh", "nh" e "ch".
Segundo as regras fonéticas do português, a sequência sc pode ser considerada um dígrafo ou um encontro consonantal. Sc é um dígrafo quando seguido das vogais e ou i. ... Sc é um encontro consonantal quando seguido das vogais a, o ou u e de outras consoantes, com r ou l.
👉Já o "SC" é usado em palavras que mantiveram proximidade com a grafia clássica latina, como acontece com os verbos descer, crescer e nascer. 👉 Por fim, o “SÇ” é usado para conjugar os verbos com "SC", como é o caso de "desçamos", "cresço", "nasçam".
1) nos seguintes substantivos cognatos de verbos terminados em –ender: defesa (defender), presa (prender)... 3) nas formas femininas dos adjetivos terminados em –ês: burguesa (de burguês)......O fonema /s/, conforme o caso, representa-se por:
Resposta. SÇ - Pode aparecer as vogais A e E. Exemplo: crEsço, dEsço, nAsça. SC - Pode aparecer as vogais I, A, E, U e O.
Lista de palavras com SÇ
Finalize explicando que a letra S representa o seu fonema quando está no começo da palavra ou após consoante. Caso o ambiente seja intervocálico, a letra S representará o fonema /z/, por isso, nesse ambiente, quando a letra s corresponder ao fonema /s/, é preciso usar o dígrafo SS.