A patologia das fundações se resume ao estudo das causas e dos efeitos dos problemas encontrados, elaborando seu diagnóstico e correção. Na busca de soluções, após a ocorrência do problema, a etapa mais complexa refere-se à identificação das causas e mecanismos responsáveis pelo mau desempenho da estrutura.
O surgimento de rachaduras e trincas nas paredes e nas estruturas das edificações podem ser os primeiros sinais de que o recalque diferencial está acontecendo. E normalmente ele é a principal razão para tal.
Entre as medidas possíveis de serem adotadas para evitar a ocorrência de recalques de fundação, pode-se listar: Execução de sondagem para verificar as características do solo sobre o qual será locada a construção. Nível do lençol freático, capacidade de suporte, tipo de solo, etc.
Não se pode atribuir à insuficiência de investigações geotécnicas a causa do mau desempenho de uma fundação. Quando o problema tem como causa a deterioração do material que compõe o elemento de fundação, a solução de reforço deve ser focada na transferência de carga do elemento estrutural para o solo.
Quando diz que a Psicanálise, como “psicologia das profundezas”, é uma parte da Psicologia, e esta uma “ciência especial” que obedece aos cânones da Ciência tout court, é evidente que, para ele, só existe um tipo de ciência, e não dois, humanas e naturais. ... é também uma ciência natural.
Assim, a psicanálise coloca-se em série com um conjunto de considerações eminentemente epistemológicas, e que portanto não são exteriores à ciência.
Isso pode ser explicado pelo fato de Freud, criador da psicanálise, ter usado a hipnose em tratamentos. Além disso, ambas entendem que os sofrimentos sentidos pelas pessoas são consequentes de uma energia psíquica reprimida. Essa energia, por sua vez, existe para evitar uma lembrança traumática.
5) EM QUAIS PREMISSAS ESTÃO BASEADAS A TÉCNICA DE ASSOCIAÇÃO LIVRE? ... d) Na ideia da livre associação do paciente, de suas ideias e pensamentos, que deve transmitir ao analista todos os conteúdos de forma a já elaborar as ideias inconscientes sem que haja intervenção alguma do analista.
A livre associação foi um método utilizado por Freud, em substituição à hipnose, que consistia em deitar o paciente no divã e encorajá-lo a dizer o que viesse à sua mente, sendo também este convidado a relatar seus sonhos.
Podemos dizer que a associação livre de ideias baseia-se no livre fluxo do pensamento, quando o paciente deve dizer tudo que lhe venha à mente, com ou sem um sentido aparente; comunicando ao seu analista tudo o que lhe ocorrer, sem censura ou seleção prévia.