A presença na mesma sílaba de dois sons vocálicos (vogal e semivogal) constitui o encontro vocálico, que é classificado em ditongo, tritongo e hiato. A palavra é composta basicamente por fonemas e letras. Estas, por sua vez, são classificadas em vogais, semivogais e consoantes.
Ditongos são encontro vocálico de duas vogais na mesma silaba.
Ditongo aberto e fechado Somente os ditongos orais podem ser considerados abertos, pois ele ocorre quando uma vogal de timbre aberto se junta a uma semivogal (ou vice-versa). Os ditongos fechados, por sua vez, podem ocorrer tanto em ditongos nasais quanto em ditongos orais com timbres fechados.
Ditongos decrescentes: ditongos em que a vogal vem antes da semivogal. Exemplos: moita, cai, mói, mãe, céu, caule.
ditongo crescente — aquele que é composto por uma semivogal seguida de uma vogal (como ua em quatro ou ia em ária). ditongo decrescente — aquele que é composto por uma vogal seguida de uma semivogal (como ei em reinado ou eu em pneu). ... Note-se que só contam para ditongo as vogais que estejam na mesma sílaba.
Os ditongos são classificados em crescentes quando há um crescimento sonoro, passando de um som mais fraco para um som mais forte. São classificados em decrescentes, quando há um decrescimento sonoro, passando de um som mais forte para um som mais fraco.
Ditongo crescente é aquele em que a semivogal vem antes da vogal (SV + V). Neste caso, o som aumenta (cresce) do menos para o mais forte. Exemplos: gló-ria.
A função crescente é aquela em que y aumenta toda vez que x é aumentado. A função decrescente é aquela em que y diminui toda vez que x é aumentado. Funções são regras que ligam cada elemento de um conjunto a um único elemento de outro conjunto.
Quando os números estão na ordem do menor para o maior, estão na ordem crescente. Quando os números estão na ordem do maior para o menor , estão na ordem decrescente.
Observe a ordem das figuras: Estas borboletas estão na ordem crescente, ou seja, da menor para maior. Aqui as borboletas estão na ordem decrescente: elas começam da maior para a menor.
Regra geral: - a função do 1º grau f(x) = ax + b é crescente quando o coeficiente de x é positivo (a > 0); - a função do 1º grau f(x) = ax + b é decrescente quando o coeficiente de x é negativo (a < 0);