EQST

O Que Palavra Acriticamente?

O que é palavra acriticamente?

Relativo à crítica; que se funda em critério, que estabelece juízo de valor para obras artísticas, científicas etc.: estudo crítico.

O que é Acrisia?

substantivo feminino [Medicina] Falta de crise em uma doença. Etimologia (origem da palavra acrisia). A + crise + ia.

O que é repetitivo?

Significado de Repetitivo adjetivo Que se repete com alguma frequência; que diz novamente o que já foi dito ou escrito; de repetição. Que faz sempre a mesma coisa; que volta a acontecer novamente; recorrente, frequente. Que tende a ser chato ou monótono por se repetir muitas vezes; enfadonho, entediante.

O que é um olhar acrítico?

é o fato de ele (olhar) ser, muitas vezes, uma forma de conhecimento acrítico, ou seja, não estabelece uma visão aprofundada do que se vê, não questiona o que é dito.

O que é relação de alteridade?

A alteridade expressa e determina a qualidade, estado ou características do outro, ou seja, aquilo que é diferente daquilo que vivemos. A relação entre o eu e o outro é definida então pelo conceito de alteridade. No conceito antropológico o eu só pode ser entendido a partir da interação com o outro.

Em que situação exercitamos alteridade?

Assim, podemos citar como exemplos de alteridade: respeitar a religião distinta da sua, respeitar a opção sexual do outro, ter um convívio bom com pessoas de outra nacionalidade e até mesmo resolver de forma saudável e respeitosa uma discussão onde a outra pessoa tenha pensamentos que vão de encontro com o seu.

Em que é fundada a comunicação dentro da ética da alteridade?

Este texto propõe, a partir da ética da alteridade em Lévinas, que o conceito de comunicação possui aspectos éticos, na medida de seu necessário direcionamento a outrem, tendo como pressuposto a abertura e a possibilidade de acolhimento da alteridade.

Como a ética da alteridade pode ser importante para a?

A ética da alteridade pode-se fazer com as pessoas se importem mais com o bem coletivo, o que por consequência contribuirá com a coexistência. ... Logo, com base na ética da alteridade pode-se gerar uma sociedade melhor e justa para todos.

Qual a importância da ética na vida das pessoas?

A ética permite-nos viver como seres humanos, detentores da capacidade de pensar, protegendo-nos, por isso, do caos e do desmoronamento da sociedade em que vivemos. Por esta razão, o ser humano sofre, naturalmente, influências sociais que condicionam a sua tomada de decisões. ...

Por que a proposta de ética da alteridade é baseada nos textos talmúdicos?

Explicação: A ideia de Lévinas de desconstruir o pensamento totalitário, que era uma herança grega, apresenta em sua nova filosofia/pensamento a tradição dos textos talmúdicos, que apresentam discussões acerca da ética, leis, costumes e histórias do judaísmo.

Como a alteridade pode ser trabalhada no contexto escolar?

É consenso que o entendimento e reconhecimento do Outro como sujeito integral, com características, dimensões e costumes próprios, é fundamental para a efetivação de uma sociedade mais justa, participativa e igualitária.

Deve haver limites para a alteridade em que situações devemos abrir mão dela?

Resposta. Resposta: Acredito que não, pois se a alteridade se trata de reconhecer e respeitar pessoas que não vivem como vivemos, não pensam como pensamos e não querem o que queremos, devemos sempre manter a alteridade e não abrir mão dela.

O que é alteridade e ser capaz de aprender?

Alteridade (Frei Betto) É ser capaz de apreender o outro na plenitude da sua dignidade, dos seus direitos e, sobretudo, da sua diferença. Quanto menos alteridade existe nas relações pessoais e sociais, mais conflitos ocorrem. A nossa tendência é colonizar o outro, ou partir do princípio de que eu sei e ensino para ele.

Quem é o outro na antropologia?

O outro, na abordagem antropológica se refere a uma construção identitária, processo pelo qual um grupo constitui um outro grupo de valores, representações, sentidos. ... Um dos grandes estudiosos da questão do outro foi Todorov. Outro significado para esta expressão é o outro (como sendo outra pessoa) ou si mesmo.