Tecido celular subcutâneo ou hipoderme corresponde a última camada da pele, é constituído por fibras e células de gordura Funciona como reserva de energia (para o corpo não entrar em sofrimento quando ficamos horas sem se alimentar) e isolante térmico (diminui o risco de termos quedas bruscas da temperatura corporal no ...
Os medicamentos de uso tópico são os medicamentos que são aplicados, passados, gotejados ou borrifados na superfície da pele. O termo cosmético é empregado para designar produtos que são aplicados para melhorar a aparência da pele, sem no entanto mudar sua estrutura.
Via oral, VO, uso interno, enteral ou ainda per os (do latim, pela boca), em farmacologia é uma forma de administração de fármacos, caracterizada pela ingestão pela boca.
As infecções cutâneas podem surgir devido a um desequilíbrio na flora bacteriana que reveste naturalmente a pele. As infecções cutâneas variam de grau, podendo manifestar-se como uma simples acne, herpes ou como uma doença mais grave causada por estafilococos, como a síndrome da pele escaldada.
As doenças cutâneas são uma série de problemas em que as manifestações são exclusiva ou predominantemente cutâneas. Embora algumas destas doenças possam ser pontuais ou banais, existem outras que podem ter graves repercussões em todo o organismo./span>
O diagnóstico definitivo só pode ser feito por meio de anamnese e exame físico completo, somado à solicitação de alguns exames laboratoriais auxiliares, como o hemograma completo e a proteína C reativa.
Morfologia básica:
As feridas podem, ainda, ser classificadas como: – Superficiais: quando ocorrem na epiderme, derme ou hipoderme, como, por exemplo, lesões dermatológicas; – Profundas: quando outras estruturas são atingidas, como músculos, articulações, cartilagens, tendões, ligamentos, ossos, órgãos cavitários, etc.
Entenda, a seguir, como oito doenças agem.
Pápulas são lesões elevadas, geralmente palpáveis, com diâmetro < 10 mm. O líquen plano (foto) pode se manifestar com uma erupção papular. Imagem fornecida por Thomas Habif, MD. Placas são lesões palpáveis, geralmente com diâmetro > 10 mm, que podem ser elevadas ou deprimidas, se comparadas à superfície cutânea.
Nesta doença, as células basais da epiderme perdem a melanina que é coletada na derme. As manifestações cutâneas típicas evoluem em quatro etapas: vesicular (evidente ao nascimento ou dentro das primeiras semanas de vida), verrucosa, hiperpigmentada e hipopigmentada.
As doenças de pele são caracterizadas quando há algum dano no tecido da derme ou nas camadas mais profundas, causando dores, infecções ou outras condições. Muitas pessoas associam as doenças de pele com a exposição solar ou ao descuido com os nossos tecidos – entretanto, essa ideia é um pouco equivocada./span>
O eczema atópico ou dermatite atópica é uma inflamação da pele, que causa coceiras, bolhas de água e crostas. É comum em crianças e está relacionado com outras alergias, como asma alérgica, rinite, alergia a ácaros, entre outras.
Veja algumas doenças que os dermatologistas tratam: acne (espinhas), alergias, vitiligo, psoríase, queda de cabelos, hanseníase (lepra) e câncer da pele. O profissional também é habilitado para tratar de doenças nas mucosas, como afecções na boca, lábios, gengiva, língua e também na área genital.
Quando procurar um dermatologista?
Durante a consulta, o médico vai fazer uma análise clínica no paciente e tentar encontrar uma possível doença. Além disso, pode solicitar alguns tipos de exames, como o de sangue. Após analisar os sintomas e o resultado dos exames, o médico vai iniciar o tratamento da doença ou condição./span>
“No caso de acne por alterações hormonais, a medicação de eleição é a isotretinoina, prescrita após uma série de exames como hemograma completo, hepatograma, colesterol e o teste de gravidez, no caso de mulheres./span>
Os exames laboratoriais considerados de valor diagnóstico para endocrinopatias relacionadas a acne foram: testosterona livre, androstenediona, deidroepiandrosterona, sulfato de deidroepiandrosterona, hormônio folículo estimulante, hormônio luteinizante e prolactina.
O tratamento da Acne Hormonal deve ser feito em conjunto com o Dermatologista, Ginecologista e Endocrinologista. O tratamento melhora bastante o surgimento de espinhas que, nesse caso, normalmente se localizam na parte mais inferior da face e pescoço.
A forma mais assertiva de como identificar a acne presente em seu rosto, é identificar a localização que ela normalmente aparece. Se suas espinhas aparecem frequentemente no queixo ou no maxilar, é provável que elas não estejam ligadas à estresse, e sim ao seu ciclo menstrual. Ainda mais, se ela for dolorida./span>
As causas hormonais de acne incluem todas as situações que resultam de secreção aumentada dos andrógenos (hiperandrogenismo, ou seja, o aumento dos hormônios masculinos) tanto nos homens quanto nas mulheres.
A acne hormonal pode ser controlada com tratamentos tópicos específicos. Se você for mulher, uma opção é tratar diretamente a acne hormonal com a pílula anticoncepcional oral, que reequilibra os hormônios para uma pele limpa.
Entretanto, as espinhas podem surgir em qualquer idade, não sendo incomum surgir em mulheres após os 30 anos, chamada de acne tardia, que pode ser causada por alterações na quantidade de sebo ou queratina produzidos na pele ou por um maior acúmulo de bactérias, por exemplo.