Adotado o parâmetro da Lei n. essa concepção seria afastada, sendo possível, por exemplo, considerar dia o horário das 20 horas que, afora algumas peculiaridades como o “finado” horário de verão, já não possui mais claridade natural.
Por convenção, adotamos que a tarde é o período entre as 12h e as 18h, e a noite, entre as 18h e as 24h. No entanto, a noite é definida pelo momento do dia em que o Sol se põe, como diz o Aurélio: “Espaço de tempo em que o Sol está abaixo do horizonte”.
É formada pelas três horas chamadas “menores”, por terem uma importância menor no contexto da proposta de oração diária e por serem mais simples e breves: Terça ou Tércia, pelas 9h00. Sexta, pelo meio-dia. Nona ou Noa, pelas 15h00.
Os judeus separavam o dia em duas partes: a primeira parte correspondia ao dia claro, e era contado desde o nascer do sol (por volta das 6 da manhã), até o pôr-do-sol (por volta das 18 horas), portanto, tinha 12 horas. Já a noite, era contada das 18 horas até as 6 da manhã do dia seguinte.
O Midbar deseja a toda a comunidade judaica um Shaná Tová Umetuká! Em hebraico, esta expressão significa o desejo de um Ano Bom e Doce. Que 781 traga a todos muitas alegrias, saúde, paz e esperança!
No calendário judaico começa no crepúsculo que inicia o décimo dia do mês hebreu de Tishrei (que coincide com Setembro, Outubro ou Novembro), continuando até ao seguinte pôr do sol. Os judeus tradicionalmente observam esse feriado com um período de jejum de 25 horas e oração intensa.
Assim, o Yom Kipur é um dia dedicado ao jejum, à oração e à reflexão, ao arrependimento e ao perdão. É um dia de "não fazer", porque nele não se deve comer ou beber, tomar banho, passar perfumes ou cremes, nem ter relações conjugais ou vestir calçados de couro (material resultante da morte de um animal).
O Dia de Yom Kipur assinala-se na tarde de 15 de setembro até a tarde de 16 de setembro de 2021. O Yom Kipur, também conhecido como Dia da Expiação e Dia do Perdão, é uma das datas mais importantes do Judaísmo por ser o dia mais sagrado do calendário judaico.
Yom Kipur
dia 30 de agosto