O que neoplasia folicular da tireide? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
A categoria IV (Bethesda IV) é chamada de Neoplasia Folicular, o que significa dizer que a alteração vem de células foliculares da tireóide, mas ainda não permite afirmar se a lesão é benigna ou maligna.
O que é suspeito de neoplasia?
Significa que apenas pela punção não temos como confirmar se é uma lesão benigna ou maligna. O percentual de câncer de tireoide nesses casos gira em torno de 20%. A maioria das vezes não é câncer!
O que significa ausência de células foliculares da tireoide?
Células foliculares. Quantidade insuficiente de hormônio tireoidiano provoca hipotireoidismo, que se manifesta por cansaço e ganho de peso. A quantidade do hormônio liberada pele glândula tireoide é regulada pela hipófise, localizada na base do cérebro, que produz o hormônio tireoestimulante (TSH).
O que é carcinoma papilífero variante folicular?
Trata-se do carcinoma papilífero variante folicular encapsulado não invasivo (EFVPTC), pertencente ao grupo de tumores que estão em segundo lugar na in- cidência de câncer de tireoide. O estudo sugere que, para esse diagnóstico, sejam adotados os tratamen- tos mais conservadores, não invasivos.
O que é carcinoma papilífero variante clássica?
O carcinoma papilífero (CP) é a malignidade mais comum da tireoide. Geralmente, é uma doença indolente e de bom prognóstico quando completamente ressecada. Entretanto, certos casos usualmente relacionados a alguns parâmetros clínico-patológicos específicos podem apresentar piores desfechos.