A modulação OOK é uma técnica binária e utiliza dois símbolos para representar os bits 0 e 1. Os dois símbolos consistem em duas amplitudes de uma grandeza física tal como a corrente ou a tensão de um sinal eléctrico. A Figura 3 mostra um sinal OOK, onde Tb representa a duração temporal de cada bit.
Modulação é o processo no qual a informação transmitida numa comunicação é adicionada a ondas eletromagnéticas. O transmissor adiciona a informação numa onda especial de tal forma que poderá ser recuperada na outra parte através de um processo reverso chamado demodulação.
Nas transmissões digitais utiliza-se a modulação QPSK (Quadrature Phase Shift Keying) para satélite, QAM para cabo ou terrestre e a OFDM para emissão terrestre. ... Pode-se notar que no modo 16QAM alcança-se uma taxa de transmissão menor do que no modo 64 QAM, uma vez que cada símbolo transporta um número menor de bits.
Para facilitar a transmissão do sinal através dos meios físicos, e adequar as frequências aos sistemas de comunicação, se utiliza a chamada onda portadora, em cima da qual viaja o sinal a ser transmitido. ... W, é a frequência angular da portadora W = 2*PI*f (onde f é a frequência da onda em Hertz).
O receptor usa filtro eletrônico para separar o sinal radiofrequência desejado de todos os outros sinais captados pela antena, um amplificador eletrônico para aumentar a potência do sinal para processamento posterior, e, finalmente, recupera a informação desejada através de desmodulação.
A radiofrequência é uma modalidade terapêutica que emprega radiações do espectro eletromagnético na ordem de kilohertz (kHz) a Megahertz (MHz), que são energias usadas em rádio transmissões(6). A frequência é compreendida entre 30 KHz e 300 MHz, porém ser útil é entre 0,5 e 1,5 MHz(7).
ELECTROMAGNÉTICAS. O rádio e a televisão funcionam graças a ondas electromagnéticas. ... Esse movimento é produzido pelas ondas electromagnéticas captadas pela antena. Os electrões da antena transmissora produzem a onda e esta faz os electrões da antena receptora vibrarem com a mesma frequência.
As ondas são perturbações que se propagam no espaço ou em meios materiais transportando energia. De acordo com a sua natureza, as ondas podem ser classificadas em dois tipos: Ondas mecânicas: são as ondas que se propagam em meios materiais. Por exemplo: as ondas marítimas, ondas sonoras, ondas sísmicas etc.
As ondas de Rádio FM e TV são consideradas ondas eletromagnéticas e viajam pelo ar a uma velocidade de aproximadamente 300 mil quilômetros por segundo. Apresentam baixa energia e sua recepção e transmissão é realizada através do uso de antenas. Isso não acontece com as estações de rádio FM. ...
1017 nm, apresentam baixa energia, e sua recepção e transmissão são feitas por antenas. As ondas de rádio são ondas eletromagnéticas, ou seja, são ondas formadas pela oscilação simultânea de um campo elétrico e de um campo magnético perpendiculares entre si.
A ionosfera, camada refletora das ondas de rádio AM, é mais estável e densa ao fim da tarde e à noite, por isso reflete melhor nesse período. Dessa forma, conseguimos sintonizar estações de rádio de outras cidades nesse horário com mais facilidade.
Resposta: Explicação: Por que essas ondas se refletem na ionosfera e retornam à Terra. ... Porém isso só é possível para as rádios que transmitem em ondas cuja frequência esteja abaixo dos 60 KHz.