Definição: A logística é a área da gestão de uma empresa, cujas atividades são voltadas para planejar o armazenamento, a circulação (terrestre, marítima e aérea) e a distribuição de produtos até o cliente final.
A logística e a cadeia de suprimentos tem por objetivo realizar a gestão de todas as operações associadas à organização interna e externa de uma empresa, garantindo coordenação e integração entre todos os componentes da cadeia, como fornecedores, consumidores e prestadores de serviço.
A cadeia de suprimentos está intimamente ligada à logística da empresa. Afinal, acompanha-se o processo desde o pedido do cliente até a entrega do produto ou serviço. Portanto, uma das vantagens de se utilizar essa metodologia é a melhora significativa em toda a logística empresarial.
Uma boa gestão de cadeia de suprimentos diminui custos ao longo da cadeia. Isso acontece principalmente ao otimizar o controle dos produtos de modo a prevenir perdas, extravios e quebras.
A logística de suprimentos é o ramo da logística empresarial que trata do planejamento, implantação e controle do fluxo de movimentação e armazenagem de matéria-prima e insumos. Tem por objetivo satisfazer às necessidades de materiais para a operação, garantindo assim a integridade do produto final e prazo de entrega.
Suprimento é o item administrado, movimentado, armazenado, processado e transportado pela logística. ... A logística é o principal responsável por assegurar a disponibilidade do item dentro dos prazos e quantidades estabelecidas pelas áreas de compras e planejamento e programação de produção.
Qual a importância da logística para a economia do Brasil? ... A logística praticada de forma eficiente e eficaz, e considerada como estratégica por governos e empresários, é um dos caminhos para se combater custos desnecessários e integrar todas as regiões e habitantes aos sistemas de produção e consumo estabelecidos.
O Transporte é um dos principais fatores de produção na economia. ... O custo do transporte é parte fundamental na formação do preço dos bens, por isso a baixa qualidade da infraestrutura de transporte impacta diretamente na sociedade de forma geral.
A elaboração de um bom planejamento logístico é responsável por reduzir custos de produção e de armazenagem e aumentar a velocidade de entrega de seu produto. Quando se fala em planejamento logístico, significa pensar em como entregar da forma mais rápida ao cliente um produto de qualidade e com o menor gasto possível.
O planejamento estratégico auxilia na compreensão das mudanças do ambiente externo e interno, pois ajuda a reconhecer problemas que podem surgir ao longo do caminho e a identificar oportunidades de melhoria para o negócio. ...
Ao promover uma comunicação clara e assertiva entre os players, o operador logístico consegue simplificar as operações e resolver rapidamente os problemas. Como resultado, os custos dos processos de transporte e armazenamento são drasticamente reduzidos.
Para que as operações logísticas obtenham melhor resultado, é necessário planejamento, ou seja, sua orientação estratégica na logística deve capacitar a sua organização para que atinja seus objetivos de lucros, desenvolvimento e participação no mercado.
Como fazer um planejamento logístico de forma eficiente?
É importante destacar que antes de saber o que é planejamento logístico e começar a desenvolvê-lo, você precisa ter muito bem definido todos os objetivos da empresa, como: missão, visão e valores. É com base nesses fundamentos da empresa que você vai desenvolver o planejamento logístico.
Dicas para desenvolver um Planejamento de Distribuição mais eficiente