Morfologia Lexical e Morfologia Flexional Morfologia lexical é o estudo dedicado aos mecanismos morfológicos por meio do qual se formam palavras novas. Morfologia flexional é o estudo voltado para a análise dos mecanismos morfológicos que apresentam informações gramaticais.
Em resumo, uma palavra exerce na oração duas funções: a morfológica que é a que a palavra exerce quanto à classe a que pertence (substantivo, adjetivo, pronome, etc) e a sintática, que vem a ser a que a palavra exerce em relação a outros termos da oração.
A palavra “que” pode exercer diferentes funções sintáticas no enunciado, como conjunção, pronome, substantivo, advérbio, preposição, interjeição ou partícula de realce. ... a) Conjunção coordenativa explicativa: liga duas orações coordenadas, e a segunda oração é uma explicativa.
Gramática. As palavras "que" e "se" podem exercer inúmeros papéis em uma frase, como conjunção, pronome, partícula expletiva ou de realce etc. A palavra que em português pode ser: Interjeição: exprime espanto, admiração, surpresa.
Estar, ficar, tornar-se.
Representação de uma situação, circunstância, objeto, que não se consegue determinar nem definir: existe um quê de mistério nessa história. [Figurado] O que pode ser considerado muito difícil; em que há complicação; repleto de dificuldades: a Língua Portuguesa não é complicada, mas possui seus quês.