A principal causa do envolvimento de jovens e adolescentes com a criminalidade é a falta de perspectiva e de projetos de vida. ... Sendo assim, os modelos e exemplos de vida que os jovens e adolescentes pautam a sua vida está diretamente relacionado ao consumo, a superficialidade e a falta de valores positivos.
"A estatística oficial determina que 1,6% dos homicídios praticados no Brasil, são cometidos por adolescentes.
Nos primórdios da civilização humana, a violência foi praticada como uma forma de sobrevivência frente às adversidades impostas pelo ambiente. Para sobreviver, o homem tinha que subtrair alimentos da natureza através da coleta e da caça.
No Brasil, a História foi marcada pelo constante uso da violência, tendo suas origens com o processo de colonização, primeiramente, na violenta política de subjugamento do indígena subsidiado pela ideologia da guerra justa, das jurisdições e dos aldeamentos.
Ele é fruto de um estado de injustiça social que gera e agrava a pobreza em que sobrevive grande parte da população. A violência não será solucionada com a culpabilização e punição severas, mas pela ação da sociedade e governos nas instâncias psíquicas, sociais, políticas e econômicas que as reproduzem.
Toda violência que sofremos hoje em dia, tudo que lemos em jornais e ouvimos nos noticiários sobre a violência que existe ao nosso redor origina-se de maus tratos recebidos pela mulher grávida e pelas crianças. Antigamente, as avós falavam sabiamente sobre a influência pré-natal e como uma mulher marcava sua criança.