O termo “complexo fibrocartilagem triangular” descreve a relação anatómica e funcional próxima entre as estruturas cubitais do punho. A instabilidade da articulação entre o rádio e o cúbito é a lesão mais debilitante observada neste complexo.
A fibrocartilagem é um tecido que possui características intermediárias entre a cartilagem hialina e o tecido conjuntivo denso. Este tipo de cartilagem forma um tecido branco, compacto, opaco e volumoso com uma mistura de condrócitos e fibroblastos.
Já a tendinite ECU é uma inflamação no tendão extensor ulnar do carpo causada principalmente por movimentos que flexionam a mão para trás. Tratamento: Assim como outras lesões desse tipo, Dr. Beldner sugere o método do descanso, gelo, compressão e elevação (RICE, em inglês), além de uma tala para manter o punho imóvel.
A contração do flexor radial do carpo move a mão na direção do rádio (abdução radial), enquanto o flexor ulnar do carpo move a mão na direção da ulna (abdução ulnar). A principal função do palmar longo é a de suportar a aponeurose palmar.
O cúbito (português europeu) ou ulna (português brasileiro) é um dos ossos que formam o antebraço, sendo o maior deles. É classificado como um osso longo e sua parte proximal é similar a uma chave inglesa. Também é conhecido como o osso do cotovelo.
A neuropatia ulnar, ocorre por causa da paralisia e perda muscular do nervo ulnar e leva a pessoa a perder sensibilidade e força no braço ou no punho. Esta condição acontece devido a um processo inflamatório que danifica o nervo e provoca dificuldade de movimentação ou atrofias no cotovelo, braço e dedos da mão.
A síndrome do túnel cubital é uma doença causada pela compressão (pinçamento) do nervo cubital no cotovelo. O uso repetitivo do cotovelo pode causar a síndrome do túnel cubital. Os sintomas incluem a dormência e uma sensação de agulhas no dedo anelar e mínimo e uma dor no cotovelo.
As parestesias das mãos podem ser devidas a diferentes causas, as mais frequentes das quais são: Síndrome do canal cárpico, compressão do nervo cubital, radiculopatia cervical, diabetes, doença de Raynaud, artrite reumatóide, entre outras condições, como veremos adiante com detalhe.
Para aliviar os sintomas relacionados com a má circulação, é recomendado adotar hábitos saudáveis, como por exemplo beber 2 litros de água por dia, fazer uma alimentação rica em alimentos que estimulem a circulação sanguínea como o alho, praticar regularmente atividade física e tomar os medicamentos, caso haja ...
6 sucos caseiros para má circulação sanguínea
Em casa, procure deitar-se com vários travesseiros sob os pés. Ou sente em uma cadeira e coloque os pés nas costas de outra cadeira. Outra forma de amenizar dores nas pernas é fazer intervalos frequentes para andar ou sentar com os pés para cima.