EQST

O Que Inibe O ADH?

O que inibe o ADH?

O álcool utilizado nas bebidas alcoólicas é o Álcool etílico-Etanol (CH3CH2OH)-. Em nosso corpo, em razão da ingestão do álcool, ele diminui a produção de Hormônio Antidiurético (AdH).

O que é ADH e qual sua função?

O hormônio antidiurético atua nos rins promovendo a reabsorção de água. Esse hormônio é importante, pois evita a perda exagerada de água e garante a osmolaridade normal do sangue. Células osmorreceptoras no hipotálamo monitoram a osmolaridade do sangue e desencadeiam a liberação de ADH a partir da neuro-hipófise.

Qual a função dos hormônios ADH e aldosterona?

Outro ponto distintivo entre os dois hormônios é o seu local de atuação. “Enquanto a aldosterona age, usando uma fisiologia renal simplificada, na região ascendente da Alça de Henle e, com isso, acaba provocando reabsorção de água nos túbulos renais, o ADH age no duto coletor, também promovendo a reabsorção de água.”

O que estimula a liberação de ADH?

Dentre os estímulos que regulam a secreção, temos a concentração osmótica. Quando ocorre um aumento da osmolaridade do plasma, ou seja, fica mais concentrado, alguns sensores, conhecidos como osmorreceptores, percebem essa alteração, e, então, estimulam o hipotálamo a produzir o ADH, para corrigir tal alteração.

Por que o álcool inibe a produção de ADH?

Quando o álcool é consumido, ele entra na corrente sanguínea e uma parte do nosso cérebro bloqueia a liberação do ADH e isso prejudica a reabsorção de água. Assim, fica uma grande quantidade de água no sangue, e consequentemente uma menor absorção da água, possibilitando maior excreção da mesma.

Qual é o fator que estimula a secreção de ocitocina?

1) Parto e lactação Sua ação no trabalho de parto é desencadeada pela pressão que o feto faz sobre o cérvix, quando se encaixa no final da gestação. Essa pressão ativa sinais que chegam ao hipotálamo, estimulando a liberação da ocitocina, que causa contrações.

O que estimula a contração do útero?

A ocitocina é um hormônio produzido pelo hipotálamo e armazenado na hipófise posterior, e tem a função de promover as Contrações musculares uterinas durante o parto e a ejeção do leite durante a amamentação.

Como a ocitocina é liberada para a corrente sanguínea?

A sensação de sucção do bebê provoca impulsos elétricos no seio materno que chegam até o cérebro, responsável por liberar a ocitocina. O hormônio, então, segue pela corrente sanguínea até se alojar nas células das glândulas mamárias, que empurram o leite pelos ductos.

Qual a ação da ocitocina durante o processo de amamentação?

OCITOCINA NA AMAMENTAÇÃO Além de promover a contração das glândulas e a ejeção do leite, a ocitocina causa profunda sensação de prazer materno e reduz até mesmo os níveis de cortisol, hormônio associado ao estresse.

Como a ocitocina age no corpo?

Ela age estimulando as contrações uterinas de forma regulada e abrindo o colo do útero, para facilitar a passagem do bebê pelo canal vaginal. Após o nascimento do bebê, a ocitocina continua agindo no organismo da mulher, nas contrações uterinas, para diminuir a hemorragia.