A dança se iniciava com a mulher indo ao centro da roda, dançando de modo sensual e provocativo e assim despertando a atenção do homem, que se levantava para seguir seus passos. Ela, em meio ao charme e a recusa, acaba aceitando sua companhia, e é através da umbigada que esta relação se estabelecia.
Lundu da Ilha de Marajó Nela, homens e mulheres, em movimentos frenéticos de quadris, sob o som de batuques, simulam um ritual de amor. A dança é a representação desse ato carnal, em que a dançarina envolve o seu companheiro com movimentos voluptuosos, requebrando as cadeiras.
Lundu, também chamado de Lundum caracteriza-se por um gênero musical e dança folclórica de origem afro-brasileira criada a partir dos Batuques dos escravos. ... Entretanto, no início do século XX, deixa de ser símbolo de identidade e proibido por ser considerada uma dança que imitava o ato sexual, um atento ao pudor.
Originado no batuque africano, o lundu em fins do século XVIII não era ainda uma dança brasileira, mas uma dança africana no Brasil, e começou a ser mencionada em documentos históricos a partir de 1780.
Significado de Lundu Amuo, zanga; calundu. [Antigo] Dança rural e canção de origem africana, acompanhada de cantos, muito popular no Brasil a partir do séc. XVIII.
Mús Dança em pares, originária da Boêmia no século XIX, em compasso 2/4, que se difundiu, posteriormente, por toda a Europa e foi trazida para o Brasil por descendentes daquela região. A música, geralmente em forma ternária, tinha ritmos próprios e acentuava a terceira colcheia do compasso.
Esta palavra significa peça de metal, de madeira e de outros materiais, geralmente quadrada ou hexagonal, dotada de um furo cilíndrico central, cuja superfície é munida de rosca para receber um parafuso.
A Valsa é um tipo de dança clássica, embora sua origem tenha sido campestre, ela surgiu na Áustria e na Alemanha, no inicio do século XIX inspirada em danças como o minueto (dança na qual os pares dançavam Page 14 separados) e o Laendler (dança campestre, na Alemanha).
Valsa no Brasil A valsa chegou ao Brasil com a transferência da corte portuguesa ao país, em 1808. A música foi apresentada em salões onde a elite do Rio de Janeiro dançava. Depois chegou outro gênero musical, a polca, em 1845.
Conheça os tipos de valsa e tire suas dúvidas sobre a dança
A valsa tornou-se tão popular que, tanto na Alemanha quanto no Brasil, consagrou-se chamá-la abreviadamente. Originalmente, a obra carrega o nome An der schönen blauen Donau (No belo Danúbio azul), mas, em alemão, ela é habitualmente chamada Donauwalzer e, em português, Danúbio azul.
É o numerador que define ritmo e a quantidade de tempo em cada compasso. Ao realizar essa divisão, define-se um determinado compasso para estilos musicais mais tradicionais. Por exemplo, a valsa tem compasso 6/8 ou 3/4, enquanto músicas populares tendem a utilizar o 4/4.
Compasso binário: é formado por dois tempos, sendo o primeiro forte e o segundo fraco. Pode ser classificado como simples (2/8, 2/4, 2/2) ou composto (6/16, 6/8, 6/4). Compasso ternário: é formado por três tempos, sendo o primeiro forte, o segundo e o terceiro fracos.
Compasso é um instrumento de desenho que faz arcos de circunferência. Também serve para marcar um segmento numa reta com comprimento igual a outro segmento dado, e resolver alguns tipos de problemas geométricos, como por exemplo construir um hexágono, ou achar o centro de uma circunferência.
Posicione a ponta do compasso em uma das extremidades do segmento de reta. Então, abra o compasso de forma que o lápis alcance além do ponto médio do segmento e desenhe um arco acima da reta e outro abaixo. Mantenha o compasso aberto na mesma configuração e posicione sua ponta na outra extremidade da linha.