A inferência revela-se como uma conclusão de um raciocínio, uma expectativa, fundamentada em um indício, uma circunstância ou uma pista. ... Portanto, ao contrário do que muitos acreditam, a inferência não está no texto, mas na leitura, e vai sendo construída à medida que leitores vão interagindo com a escrita.
Situacionalidade: reúne os fatores que tornam um texto adequado a uma situação sociocomunicativa. Diz respeito à pertinência e à relevância do texto no contexto. ... Aceitabilidade: é a expectativa do leitor de que o texto tenha coerência e coesão, além de ser útil e relevante.
Fatores pragmáticos: referem-se aos aspectos extratextuais, ou seja, a elementos que estão fora da língua, mas que, no entanto, influenciam tanto a produção quanto a recepção ou compreensão do texto.
Modernamente, tem-se destacado o organização do texto, coesão, coerência, o conceito do texto sensível ao leitor ("considerate") como fatores facilitadores da compreensão.
A coerência e a coesão são importantes fatores de textualidade. A coerência tem a ver com o conteúdo do texto, sua organização e sua articulação. Entender um texto é atribuir coerência a ele, é processá-lo com os conhecimentos e a habilidade de interpretação que se tem.