No Brasil, as Polícias Militares estaduais são as 27 forças de segurança pública que têm por função a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública, através da atividade de policia ostensiva, função ampliada pela Constituição Federal de 1988, superando a anterior com o policiamento ostensivo, no âmbito dos estados ...
Only recently the police has become a topic of worldwide historiography interest. In the Brazilian tradition, the trend is even more recent, despite an increasing production in the last twenty years. In order to analyze this movement, this essay offers an overview of the historiography within the national debate, highlighting the most intriguing themes and pointing out new research possibilities.
A Polícia Civil – PC, guerreiro é o sonho de trabalho de muitos homens e mulheres que nos acompanham. Afinal, ter em sua rotina o dia a dia da investigação e da adrenalina policial em cada avanço, realmente é um privilégio para quem sonha com essa jornada, certo?
Quer saber mais detalhes sobre O Herói Brasileiro? Então recomendamos o artigo de nosso Blog dedicado ao Tiradentes.
Desde 1946, a data de 21 de abril – dia de sua trágica execução – deu espaço à celebração de sua luta heróica pela liberdade em Minas Gerais. O alferes (atual segundo-tenente do Exército Brasileiro) lutou até o fim pela emancipação de Portugal. Mesmo não sendo o líder do movimento e o mais baixo na hierarquia militar, assumiu para si a culpa injusta pagando o preço com sua vida.
Seus integrantes são denominados militares estaduais (artigo 42 da CRFB), assim como os membros do Corpo de Bombeiros Militar de São Paulo (CB PMESP). Atualmente, em efetivo, é a maior polícia do Brasil e a terceira maior Instituição Militar da América Latina, contando com aproximadamente 100 000 policiais.
Um praça de pré (referido ocasionalmente pelo termo arcaico: praça de pret), ou simplesmente praça, é um militar que pertence à categoria inferior da hierarquia militar. Normalmente, incluem-se na categoria das praças os militares com as graduações de soldado e de cabo.
Mas além das investigações, a Civil conta com seus policiais de elite, prontos pra tudo e altamente treinados. E, para garantir o cumprimento da lei em locais de risco, existem os grupamentos táticos especiais da Polícia Civil em cada estado brasileiro. Eles são os faca na caveira da Polícia Civil, além de referências no combate urbano mundial, como o CORE-RJ, TIGRE-PR e CORE-SC.
As polícias militares têm sua origem no século 19, quando ao chegar no Brasil em 1808, D. João VI precisou formar no Rio de Janeiro um corpo militar equivalente à chamada Guarda Real de Polícia de Lisboa, que havia permanecido em Portugal.
O termo ‘’civil’’ começou a ser empregado a partir de 1866, quando o Decreto Nº 3.598 entrou em vigor separando as polícias brasileiras em militar e civil. A modificação marcou a história da polícia no Brasil, sendo válida até hoje. Além disso, você sabia que a criação dessa força civil foi inspirada nos policemen ingleses?
Por isso, confira nossos últimos equipamentos e vestuários agora mesmo clicando aqui!
A polícia é um objeto de interesse acadêmico bastante recente no campo historiográfico mundial. No Brasil, essa inclinação se mostra ainda mais noviça, em que pese nos últimos vinte anos a produção tenha se mostrado bastante promissora. Com vistas a escrutinar tal movimento, este artigo tem como objetivo fazer um balanço bibliográfico do debate nacional, levantando as questões mais pertinentes e apontando pistas de pesquisa para novas empreitadas.
Um dos aspectos mais discutidos na atualidade é a existência de duas polícias no âmbito estadual: Polícia Militar (também chamada de polícia administrativa ou ostensiva), responsável pela preservação da ordem pública através do policiamento ostensivo e preventivo, e Polícia Civil (conhecida também como polícia ...
A Constituição Republicana de 1891 foi o documento que determinou pontualmente a subordinação dos Corpos Militares de Polícia aos estados. A partir de então, as unidades milicianas ganharam forma e sofreram ajustes até determinarem a identidade que possuem atualmente.
Foi o Cecopom (Centro de Comunicação da Polícia Militar) em conjunto com a Telesp (Telecomunicações de São Paulo), em 1981. Já existiam números de utilidade pública na época, como o 102 (serviço de informação) e o 130 (hora certa).
A história da Polícia Civil no Brasil, nasceu oficialmente ainda no tempo Imperial da nossa história (1822-1889), para fazer cumprir a lei e levar a justiça aos transgressores.
O grande Joaquim José da Silva Xavier foi condenado à forca, acusado por traição contra a rainha. A pena foi executada no Rio de Janeiro, em 1792. O lema da Inconfidência Mineira, pela qual se sacrificou, ‘’libertas quæ sera tamen’’ (Liberdade ainda que tardia), hoje está eternizado na bandeira do estado de Minas Gerais.
Todos os candidatos a vestirem a farda devem ingressar por meio de concurso público, geralmente composto por teste objetivo, físico, avaliação psicológica e de saúde.
Acredita-se que a Polícia Militar do Estado de Minas Gerais é a instituição mais antiga, e uma das mais bem preparadas dentre todas as Polícias do Brasil, com 243 anos de existência.
O Brasil tem meio milhão de policiais militares e civis, espalhados por todas as unidades da federação. O grosso dessa tropa é composto pela PM, que soma 406 mil policiais na ativa – um efetivo maior que a soma das três Forças Armadas.
Além disso, as delegacias são comandadas pelos delegados de polícia de carreira, responsáveis por presidir o Inquérito Policial (investigações criminais) e gerir os trabalhos junto aos seus subordinados, que na maioria dos estados recebem os nomes de Agentes de Polícia, Papiloscopistas e Escrivães de Polícia.
O 190 recebe ligações de forma gratuita em todo o território nacional e, no Paraná, também pode ser acionado por aplicativo. Ao receber um chamado, os policiais militares fazem uma breve filtragem dos relatos, para avaliar as situações que precisam de pronta intervenção.
Só podem sair da viatura com sua permissão. » P2: O P2 é responsável por fazer abordagens, utilizando as binds de paradas e perguntas. Também tem como função algemar,revistar e prender. » P3: O P3 é responsável por dar cobertura ao P2 na abordagem, mirando na cabeça do indivíduo que está sendo abordado.
O nome vem da divisão administrativa da PM, que prevê cinco áreas de atuação: P1 ‐ recursos humanos; P2 ‐ inteligência; P3 ‐ estatísticas; P4 – armamentos; P5 ‐ relações públicas.
PETO - Pelotão de Emprego Tático Operacional.
A Rondesp (Rondas Especiais) surgiu como uma operação do antigo Comando de Policiamento da Capital (CPC) e era empregada com uma única viatura operacional, que servia ao capitão PM coordenador, fiscalizando e supervisionando todos os serviços operacionais dos finais de semana, feriados e no período noturno e diurno na ...
No cargo de Policial Militar se inicia ganhando R$ 3.