Na fusão dental, temos dentes que, em algum momento no período da sua formação (odontogênese), tentaram de fusionar. Por consequência disso, acontece a união de dois germes dentários adjacentes. Desse modo, encontram-se aderidos pela dentina, possuindo duas coroas e duas raízes.
Fusão dentária é a união ou fusão de dois ou mais dentes.
Entre elas existe a microdontia que é das anomalias mais frequentes e é uma condição em que os dentes são menores do que o tamanho normal, podendo envolver todos os dentes, ser limitado a um único dente ou um grupo de dentes.
A taurodontia é caracterizada pelo aumento ocluso–apical da câmara pulpar dos molares e pré–molares, resultando em uma forma dental prismática semelhante a “dente de touro“. Seu aparecimento pode ser uni ou bilateral, podendo ainda afetar um único dente.
Significado de Supranumerário adjetivo Que passa além do número estabelecido: carteiros supranumerários. substantivo masculino O que está a mais; o que é supranumerário.
A alteração dentária observada era proveniente da falha na invaginação da bainha epitelial de Hertwig durante a formação da raiz do dente. Esta alteração pode ocorrer isoladamente ou associada a distúrbios genéticos, tais como Síndrome de Down, Síndrome de Klinefelter, entre outros. macrodontia.
A Bainha epitelial de Hertwig é formado pela fusão dos epitélios interno e externo do órgão do esmalte. É constituído por duas fileiras de células cúbicas ou poliédricas. ... É importante citar que a bainha de Hertwig é responsável pelos casos de rizogênese imperfeita que são encontrados em clínica.
6. Anomalias que ocorrem durante os Estágios de Iniciação e Proliferação Geminação (Anomalia de Forma) Tentativa de divisão do germe dental por invaginação, resultando na formação incompleta de dois dentes.
Odontogênese é o período em que os elementos dentários são formados. Inicia-se como resultado da interação entre o Epitélio Oral e Ectomesênquima subjacente, originando a banda epitelial primária, que se divide em duas: LâminaVestibular: Originará o vestíbulo da boca. Lâmina Dentária: Originará os dentes.
A rizogênese inicia-se a partir da Bainha Epitelial de Hertwig (na região cervical da coroa) e progride em direção apical. Portanto, é essa bainha epitelial que comandará a formação radicular e é responsável por guiar o desenvolvimento dos tecidos de sustentação: cemento, ligamento periodontal e osso alveolar.
A dentição decídua (de leite) é formada na gestação, durante a fase embrionária do ser humano: o germe dental está dentro do “saco dentário”,( na mandíbula e maxila) espécia de uma bolsa embrionário do dente, onde começa primeiro a formação do esmalte do dente, e já podemos ver o contorno da coroa do dente.
Amelogênese, ou formação do esmalte, ocorre após a formação da dentina, através de células conhecidas como ameloblastos. O esmalte dentário humano recebe um incremento de aproximadamente 4 μm diários, iniciando pelo local das futuras cúspides, no terceiro ou quarto mês de gravidez.
O tecido mais mineralizado do corpo humano está na boca. Trata-se do esmalte, a camada externa do dente. Acredita-se que sua composição tenha cerca de 90% de minerais, como zinco e cobre, e 10% de água e materiais orgânicos.
O desenvolvimento do esmalte é regulado por células epiteliais, ameloblastos, que expressam um importante conjunto de genes que codificam a produção de proteínas essenciais para a formação desse tecido dentário6.
Outro sintoma que indica que o esmalte pode estar se desgastando é a cor amarelada dos dentes, que aparece quando uma parte maior da dentina (o tecido que forma grande parte do dente e fica abaixo do esmalte) fica exposta (a dentina tem uma cor naturalmente amarelada).
É possível restaurar o esmalte dos dentes através: Do uso de creme dental com fluoreto ou gel de fluoreto; Da utilização de antisséptico bucal com fluoreto para gargarejos; De um tratamento de remineralização à base de vitamina D e do suplemento de cálcio.
O desgaste pode estar indicado para conseguir pequenos espaços para alinhar os dentes tortos, ou para ter uma pequena retração de dentes (movimentá-los para trás), ou ainda para melhorar a anatomia (formato) do dente, por exemplo dentes em forma de leque e evitar espaços triangulares entre os dentes próximo da gengiva ...
“É completamente normal que, com o passar do tempo, aconteça isso devido ao desgaste do esmalte dentário ou por costumes involuntários que as pessoas têm e que podem trazer problemas severos para saúde bucal, deixando os dentes com essa aparência transparente”, explica a profissional.
“Estudos mostram que o uso de creme dental fluoretado pode auxiliar na prevenção, já que o flúor aumenta a resistência do esmalte à dissolução provocada pelos ácidos', comenta a dentista. Além disso, reduzir o consumo de comidas e bebidas ácidas, como refrigerantes, é um cuidado muito eficaz.
A técnica mais sofisticada e precisa para recuperar dentes desgastados é a realizada com fragmentos cerâmicos. Derivados das lentes de contato dental e facetas laminadas, é um diminuto laminado que, ao contrário dos laminados cerâmicos, recobre apenas as áreas com desgastes dentários.
O principal risco da perda do esmalte dentário é o aparecimento de cáries. Seja pela ingestão de açúcar ou de alimentos ácidos, o contato desses componentes com as bactérias da boca conseguem dissolver o esmalte. Devido à erosão desse tecido, o dente perde a sua estrutura de proteção.
Quais são as principais causas da perda do esmalte dos dentes?
Sete dicas para fortalecer o esmalte dos dentes e manter a saúde bucal
De acordo com o grau de severidade dessa anomalia, vários protocolos de tratamento podem ser realizados, desde clareamento, microabrasão, restaurações estéticas diretas e coroas unitárias. Desta forma, objetiva-se apresentar o diagnóstico e o tratamento restaurador estético de um caso clínico de hipoplasia do esmalte.