Na prática, um estágio a distância funciona como qualquer trabalho remoto. O estudante é orientado a realizar determinadas atividades profissionais que construam sua experiência na futura área de atuação.
O estágio é uma maneira eficaz de desenvolver competências técnicas e comportamentais, além disso, pode ser a porta de entrada dos estudantes para o mercado de trabalho. No entanto, não é uma atividade com carteira assinada (pelo regime CLT), e por isso, antes de 2008, não havia regras que o regulassem.
Podem estagiar estudantes a partir dos 16 anos, que possuam CPF e RG, estejam matriculados e frequentando regularmente cursos de Ensino Médio, Educação Profissional, Educação Superior ou Educação Especial e nos anos finais do Ensino Fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.
Por isso, confira as dicas sobre como ser um bom estagiário e não deixe essa chance passar.
Os estudantes de Direito podem estagiar em órgãos públicos de forma remunerada e também como voluntários. No caso das vagas para estágio remunerado é necessário ser aprovado em processos seletivos e concursos públicos. Há oportunidades no Poder Judiciário, Defensoria Pública ou Promotoria.