Reforma religiosa Também conhecida como Reforma da igreja católica, a Contrarreforma foi um movimento de combate aos avanços das críticas impostas pela Reforma Protestante. Ela aconteceu em meados do século XVI, mais precisamente em 1545.
A Contrarreforma ou Reforma católica foi o movimento contrário à Reforma Protestante iniciado por Martinho Lutero no início do século XVI. ... O catolicismo começou a passar por um processo de ruptura interna que deu origem a outras vertentes, incluindo o luteranismo e o protestantismo.
Para impedir que o avanço do protestantismo se espalhasse para os outros países da Europa, a contrarreforma criou algumas medidas, como a criação da Companhia de Jesus, reforma de ordens religiosas e a inquisição.
Suas principais decisões conciliares foram: condenar a venda de indulgências, conforme Lutero já as combatera e a igreja romana admitiu seu erro; condenou a intervenção de príncipes nos negócios da Igreja; condenou a doutrina protestante de justificação apenas pela fé e reafirmou que a salvação é pela fé e também pelas ...
A Igreja Católica agiu combatendo a corrupção na Igreja, combatendo o hábito de alguns padres de mostrarem-se bêbados em público e de manter amantes e filhos bastardos, impediu a venda de indulgências (uma forma de "comprar" um lugar no Paraíso, muito criticado pelos Protestantes) e acabou com os Tribunais da Fé.
Resposta. Reafirmação dos dogmas da igreja, proibição de vendas de indulgencias, criação de seminários, criação da companhia de Jesus, reatribuição do tribunal do Santo Ofício.