O tratamento do baço aumentado consiste em tratar, em primeiro lugar, a causa que está na sua origem, que pode consistir na administração de antibióticos, suspensão de certos medicamentos ou substâncias tóxicas e outros tratamentos mais complexos, como o de câncer ou doenças auto-imunes.
Em alguns casos pode ser necessário fazer uso de antibióticos, quando se trata de uma infecção ou quando há risco de infecção, além de quimio ou radioterapia no caso da dor ser devido a algum tipo de câncer. Em situações mais graves, o médico pode recomendar a remoção do baço, que é conhecida como esplenectomia.
O baço aumentado (doente) é um dos principais sintomas da doença.
O exame de bilirrubina serve para diagnosticar e/ou monitorar doenças do fígado, como cirrose, hepatite, ou cálculo biliar. A bilirrubina é uma substância alaranjada produzida quando o fígado decompõe glóbulos vermelhos velhos.
O metabolismo hepático da bilirrubina envolve três etapas: captação, conjugação e excreção, onde este é a etapa limitante e mais susceptível de falha em doenças hepáticas. INTRODUCÃO: O fígado possui um lugar de relevo no cenário bioquímico corporal.