Arte (do termo latino ars, significando técnica e/ou habilidade) pode ser entendida como a atividade humana ligada às manifestações de ordem estética ou comunicativa, realizada por meio de uma grande variedade de linguagens, tais como: arquitetura, desenho, escultura, pintura, escrita, música, dança, teatro e cinema, ...
Deixar exposto pela casa e/ou escrever sobre o que foi feito também pode ajudar a lidar com esses sentimentos. Colagens: elas podem ser feitas com recortes de imagens que ilustrem o que sente ou, simplesmente, por papéis rasgados ou amassados. O ato de rasgar e amassar papéis já ajuda a aliviar tensões.
Artes. A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.
Assim, sob o pano de fundo heterogêneo da arte contemporânea, ele desenvolve o que chamou de “teoria institucional da arte”, que privilegia metodologicamente o contexto cultural em que um objeto é instaurado como arte em detrimento das suas propriedades intrínsecas.
Caracterizado por apresentações teatrais divertidas, cheias de humor, o Mamulengo é uma forma de expressão popular protagonizada por bonecos, tipo fantoches, muito comum no Nordeste brasileiro.
O Mamulengo é a forma popular e tradicional do teatro de bonecos no Brasil. ... É chamado de Mamulengo, em Pernambuco e no Distrito Federal, mas também recebe diversos nomes pelo Brasil. É Babau, na Paraíba; João Redondo ou Calunga, no Rio Grande do Norte; e Cassimiro Coco, no Ceará, Piauí e Maranhão.
Mamulengo é um tipo de fantoche, típico do nordeste brasileiro, especialmente do Estado de Pernambuco. ... A arte do mamulengo é praticada desde a época colonial. Retrata situações cotidianas do povo, geralmente situações cômicas e sátiras.
Mesmo falando apenas da região nordeste, a variação do teatro de bonecos tradicional é relativamente gran- de e recebeu diferentes nomes: Mamulengo (Pernambuco), Babau (Paraíba), João Redondo (Rio Grande do Norte) e Cassimiro Coco (Maranhão, Alagoas, Ceará e Piauí).
Mamulengo é um tipo de fantoche típico do nordeste brasileiro, especialmente do estado de Pernambuco. A origem do nome é controversa, mas acredita-se que ela se originou de mão molenga - mão mole, ideal para dar movimentos vivos ao fantoche. Um ou mais manipuladores dão voz e movimento aos bonecos.
O Teatro de Bonecos do Nordeste se tornou uma tradicional brincadeira, com origens no hibridismo cultural, durante o período de colonização do Brasil. ... Depois disso, os brincantes se colocam na parte de trás e então começa o espetáculo com os bonecos em cena e a introdução de um texto poético, a loa.
Assim, pela representatividade que possui, é uma expressão teatral genuína da cultura brasileira e muito peculiar do Nordeste, rica da genialidade de seus criadores e da empatia que estabelece com seu público. A troca intensa possibilitou uma diversidade de temáticas: religiosa, profana ou de costumes populares.
Iniciada em 1977 e concluída em 1986.
Os dedoches são fantoches menores, usados nos dedos. Convide as crianças a comporem seus próprios personagens e montarem uma apresentação. Você vai precisar de papel, giz de cera, lápis de cor ou tinta (use o material que tiver em casa, é para colorir o dedoche), cola e tesoura.
A história dramatizada, além de contribuir para a aprendizagem, tem o papel de socializar propondo uma interação uns com os outros e uma troca de informações entre os mesmos, sendo uma prática que colabora para o crescimento cultural, da linguagem oral e corporal.
Como começar a escrever um roteiro?