O estímulo cognitivo foi relacionado à melhoria do desempenho de habilidades como memória, raciocínio, concentração e atenção. ... O idoso institucionalizado vivencia uma rotina generalizada limitada às necessidades biológicas em detrimento do estímulo das funções cognitiva e motora.
“A estimulação cognitiva atua diretamente nos mecanismos ligados à plasticidade cerebral (processo adaptativo do cérebro). Nas sessões, utilizamos exercícios e atividades terapêuticas que buscam preservar ou melhorar o desempenho de domínios como: memória, atenção, raciocínio, funções executivas, entre outros”.
Resposta
8 maneiras de melhorar a capacidade do seu cérebro
O apoio psicossocial sustenta-se na necessidade de promover o desenvolvimento individual e social. Pretende-se actuar ao nível da intervenção psicossocial, para maximizar os recursos internos e externos das Pessoas e apoiar o seu saudável crescimento.
A abordagem comportamental rejeita a ideia de que a mente e o inconsciente sejam um objeto de estudo. Ou seja, para os analistas do comportamento, o foco está no que é observável e passível de ser testado e medido, tirando da lista o estudo de processos inconscientes, que é o foco da psicanálise.