Epônimos no Ensino da Anatomia Humana: Percepção de Discente de Educação Física. Epônimo é um vocábulo proveniente de um nome próprio, objetivando homenagear aos que descobriram ou quem primeiramente apresentou a estrutura anatômica.
O que é um Epônimo? A palavra, pra variar, vem do grego epónymos e quer dizer, literalmente, “sobre o nome”. Tem o mesmo radical epi de epitélio, epicárdio, epifenômeno.
Em sucessivos congressos de Anatomia em 1933, 1936 e 1950 foram feitas revisões e finalmente em 1955, em Paris, foi aprovada oficialmente a Nomenclatura Anatômica, conhecida sob a sigla de P.N.A. (Paris Nomina Anatomica). ... A última revisão criou a Terminologia Anatômica, que está atualmente em vigor.
Resposta: determina se uma estrutura é anterior ou posterior; determina uma porção direita outra esquerda; Esta comissão é responsável pela nomenclatura anatômica que será utilizada em todo o mundo.
A nomina anatômica é um documento elaborado na tentativa de unificar a nomenclatura dos termos anatômicos, visando melhorar a descrição e a função de cada parte do corpo humano.
As variações anatômicas podem ser determinadas por um conjunto de fatores, chamados Fatores Biológicos ou Fatores Gerais de Variação Anatômica. Estes fatores são os seguintes: Idade, sexo, raça e tipo morfológico constitucional (longilíneo, mediolíneo e brevilíneo).
Em anatomia humana e animal são usados três planos elementares:
As principais metas do posicionamento cirúrgico do paciente são: