Para fazer uma avaliação comportamental DISC você precisa aplicar o teste no seu candidato, através de uma série de questões pontuais. Depois de respondidas as questões, cabe ao profissional de RH fazer uma análise das respostas e traçar o perfil do candidato.
DiSC é a sigla com as iniciais de cada um dos quatro tipos de perfis que servem de base para o comportamento humano: dominância, influência, estabilidade e conformidade. ... O objetivo do DiSC é examinar o comportamento dos indivíduos em um determinado ambiente.
Para Marston, existem quatro tipos básicos de comportamentos previsíveis observados nas pessoas e tais respostas comportamentais ocorrem a partir da combinação de duas dimensões: uma interna (referente à percepção do poder pessoal no ambiente) e outra externa (percepção da favorabilidade do ambiente).
Uma das ferramentas mais usadas nos dias atuais, é a metodologia DISC, sigla que significa a junção das iniciais dos quatro perfis de comportamentais: (D) dominante, (I) influente, (S) estável e (C) cauteloso.
O DISC é um método desenvolvido para avaliação de comportamento dos indivíduos. ... A partir destas duas dimensões, estimulam-se quatro variáveis comportamentais que podem ser moldadas de acordo com os referenciais. São eles: Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade.
Para aplicá-lo:
Quais são os 5 principais tipos de perfil profissional?
Importância das competências comportamentais para o trabalho Vamos recordar: muitos profissionais são contratados por suas habilidades técnicas e desligados pela falta de competências comportamentais. ... Trabalho em equipe. Comunicação efetiva. Capacidade de negociação.
Hard skills, para o LinkedIn, são competências específicas e transmissíveis (termo melhor que "ensináveis"...) que podem ser definidas e medidas, como ler, escrever, calcular, digitar e usar softwares. As soft skills se referem a competências pessoais e as que permitem a conexão e interação com os outros.