E para garantir a segurança elétrica da sua casa ou empresa é imprescindível conhecer os tipos de eletrodutos. De uma forma geral, eles podem ser metálicos ou isolantes, além de magnéticos ou não magnéticos e são classificados em: curváveis, rígidos, flexíveis e transversalmente elásticos.
Segundo o professor, os quadros podem ser separados em alguns tipos: terminais, circuitos alimentadores e os de distribuição....
Quadro Distribuição Embutir 12/16 disjuntores.
Normalmente, a altura média de instalação é cerca de 1,50m do centro do quadro, mas não encontro base legal para esta situação. Agradecendo desde já qualquer esclarecimento.
Os principais componentes de um quadro de distribuição são barramentos de neutro e aterramento, trilho tipo DIN, disjuntor, DR (diferencial residual) e DPS (dispositivos de proteção contra surtos).
Conforme a Norma Brasileira NBR IEC 60050 o quadro de distribuição é “o equipamento elétrico destinado a receber energia elétrica através de uma ou mais alimentações, e distribui-la a um ou mais circuitos, podendo também desempenhar funções de proteção, seccionamento, controle e/ou medição”.
Recomendamos que a instalação do quadro de distribuição seja feita o mais próximo possível do medidor, pois os cabos que são levados até a caixa de distribuição são os que conduzem maior corrente e são de maior espessura, dessa forma a distância interfere diretamente no dimensionamento dos cabos elétricos.
Um quadro de distribuição conecta cada potência separada a cada aparelho, de acordo com o nível de carga que ele consegue suportar. Operando em perfeitas condições, ele é responsável pela proteção dos aparelhos elétricos existentes, evitando curto-circuitos e perigosas sobrecargas de energia.
Preços de instalar disjuntores