As artérias são mais grossas e menos numerosas, elas são responsáveis por levar sangue com oxigênio para as nossas células. As veias são um pouco menores e mais numerosas, elas transportam o sangue com CO2 para os pulmões, para que ele possa ser jogado para fora na expiração.
São 97 000 quilômetros de veias, artérias e vasos capilares. Se fossem alinhadas, elas dariam 2,5 voltas em torno da Terra.
A velocidade que o sangue atinge também depende da parte do sistema circulatório em que ele está. Por exemplo, em grandes artérias ele atinge 1,5 km/h, já em vasos menores a velocidade cai para um milésimo disso.
São vasos condutores do sangue. Existem três tipos de vasos, as artérias, veias e os capilares sanguíneos. São tubos cilíndricos, elásticos no qual o sangue circula centrifugamente em relação ao coração, ou seja, o sangue sai pelas artérias do coração em direção a periferia.
Os vasos sanguíneos são de três tipos básicos: veias, artérias e capilares. Veias: levam ao coração sangue vindo do corpo. Suas paredes são mais finas que as artérias. Artérias: levam sangue do coração a todo o corpo.
A artéria aorta se ramifica na porção ascendente em duas artérias coronárias, uma direita e outra esquerda que vão irrigar o coração. A Artéria Coronária Esquerda passa entre a aurícula esquerda e o tronco pulmonar.
Artérias: São os vasos que transportam o sangue do coração para todo o corpo humano. Artérias Coronárias: São os vasos que irrigam o coração com sangue rico em oxigênio e nutrientes.
A aorta é a maior artéria encontrada no nosso corpo. Ela tem sua origem no ventrículo esquerdo, uma das cavidades do coração, e daí se ramifica em várias outras artérias. Na sua região de origem, a aorta apresenta cerca de 2,8 cm de diâmetro, que gradualmente diminui à medida que suas ramificações surgem.