Balança comercial é o termo usado para a diferença entre as importações e as exportações que ocorrem em determinado período. Ou seja, ela engloba todas as transações que o país realiza externamente. Isso vale para a compra ou a venda de bens, produtos e serviços.
A balança de serviços e rendimentos é constituída pelos registos dos montantes de todas as prestações de serviços (turismo, transportes, fretes, seguros) e de rendimentos de capitais (juros, dividendos, etc.) existentes entre residentes e não-residentes de um dado país.
A balança comercial reflete a situação econômica de um país. Quando o volume de exportações é maior que importação, dizemos que a balança é positiva. Igualmente podemo usar a expressão superávit comercial.
Um resultado positivo do Balanço de Pagamentos equivale a um aumento das reservas internacionais, ou seja, um aumento dos dólares que entram em determinado país na forma de investimento direto, empréstimos, financiamentos e captações.
Lembre-se de que a balança de pagamentos é composta por quatro contas: balança comercial, balança de serviços, balança de renda primária e balança de renda secundária. As exportações líquidas (exportações menos importações) são registradas na balança comercial.
Conceito: As partidas a crédito e a débito lançadas no balanço de pagamentos provêm de diversas fontes de informações, gerando, na prática, total líquido diferente de zero. A principal razão está nas discrepâncias temporais das diversas origens dos dados utilizados.
Um país que apresenta déficit no Balanço de Pagamentos, é aquele que compra mais do que vende no exterior. ... Para conseguir controlar a saída de capital (no caso do déficit) o país pode utilizar algumas ferramentas econômicas.
Em economia, transferências unilaterais são donativos, subsídios, ou seja, pagamentos e recebimentos que não têm contrapartida de compra e venda de bens ou serviços.