EQST

O Que Disortografia E Como Tratar?

O que é disortografia e como tratar?

A disortografia é menos frequente qua a dislexia. As crianças com esta patologia apresentam uma leitura normal, mas apresentam um défice na capacidade de compor textos escritos, sendo a sua organização pobre, fazem erros gramaticais e de pontuação.

Como trabalhar com um aluno que tem Disortografia?

A melhor forma de ajudar seu aluno é orientar os pais para que procurem um psicólogo para que seja possível fazer uma avaliação, diagnosticando a dislexia ou identificando uma dificuldade muito significativa de aprendizado como menciona.

Como trabalhar com alunos com dificuldade de leitura?

Como ajudar um aluno com dificuldade de leitura?

  1. Cartazes de sílabas. Use cartolinas para colar várias sílabas coloridas. ...
  2. Bingo de sílabas. ...
  3. Dado de palavras. ...
  4. Locutores. ...
  5. Encontre as palavras. ...
  6. Explique ao aluno. ...
  7. Apresente informações de forma sistemática. ...
  8. Use um cronograma intensivo.

O que fazer quando tem dificuldade para escrever?

7 dicas valiosas para vencer a dificuldade de escrever!

  1. Leia muito.
  2. Pratique a escrita criativa.
  3. Divida as suas ideias por partes.
  4. Faça um “roteiro” do seu texto.
  5. Pesquise sobre o assunto antes de escrever.
  6. Crie uma “persona” para o seu texto.
  7. Preze sempre pela simplicidade.

Como é feito o diagnóstico da discalculia?

Não existe um único teste ou exame capaz de diagnosticar a discalculia, sendo, para isso, importante consultar um pediatra que deve fazer avaliações frequentes das capacidades de cálculo da criança até que seja possível confirmar o diagnóstico.

Quem faz o diagnóstico de discalculia?

O diagnóstico exige a avaliação de uma equipe multiprofissional, em especial o psicólogo, o psiquiatra, o fonoaudiólogo e o psicopedagogo, com aplicação de testes específicos para testar: Memória de trabalho. Abstração. Atenção.

Qual a diferença entre dislexia e discalculia?

A dislexia denota uma dificuldade em aprender a ler, apesar de um bom ambiente socioeconômico ou inteligência e ensino adequados. ... A discalculia usualmente se refere a uma desordem de habilidades matemáticas em crianças de inteligência normal.

O que é disgrafia e discalculia?

Baseado em estudos realizados por meio de pesquisa bibliográfica, constatou-se que a dislexia e a disgrafia são transtornos ou dificuldades que um indivíduo possui na leitura ou na escrita.

O que é dislexia disgrafia e discalculia?

ENTENDENDO A DISLEXIA DISGRAFIA DISORTOGRAFIA E DISCALCULIA O indivíduo com este transtorno apresenta dificuldades acentuadas e persistentes ao longo da vida, apesar da adequada intervenção recebida, da normalidade do nível intelectual e da ausência de déficits sensoriais.

Quais os prejuízos causados pelos transtornos específicos de aprendizagem?

Dificuldades com a expressão escrita (p. ex., comete múltiplos erros de gramática ou pontuação nas frases; emprega organização inadequada de parágrafos; expressão escrita das ideias sem clareza). Dificuldades para dominar o senso numérico, fatos numéricos ou cálculo (p.

Quais as características de um transtorno de aprendizagem?

Os transtornos de aprendizagem envolvem deficiências ou dificuldades na concentração, atenção, linguagem ou processamento visual de informações. O diagnóstico inclui avaliações médicas, psicológicas, intelectuais, educacionais, de fala e linguagem.

O que é transtorno específico da aprendizagem?

O transtorno específico da aprendizagem pode ser definido como um transtorno do neurodesenvolvimento que impede a aprendizagem e/ou uso de habilidades acadêmicas específicas (como leitura, escrita ou matemática, que servem como base fundamental para o aprendizado acadêmico.

Quais são os principais transtornos de aprendizagem?

Confira os tipos mais comuns de transtornos de aprendizagem:

  • Dislexia. A principal característica da dislexia é a dificuldade em ler e escrever. ...
  • Discalculia. ...
  • Disgrafia. ...
  • TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) ...
  • Qual o papel da escola?

Quais são os transtornos de leitura e escrita?

A Dislexia é um transtorno do desenvolvimento da linguagem, caracterizado pela dificuldade no aprendizado e/ou no desenvolvimento da escrita e da leitura. A primeira descrição de um caso de dislexia foi apresentada na Inglaterra, em 1896, por W.

O que é o transtorno da leitura?

Transtorno da leitura: é caracterizado por uma dificuldade específica em compreender palavras escritas. Dessa forma, pode-se afirmar que se trata de um transtorno específico das habilidades de leitura, em que foram eliminadas todas as outras causas.

Quais são as dificuldades de leitura?

Relacionando a disficuldades de leituras e escrita, temos principalmente a dislexia. A dislexia é uma dificuldade de aprendizagem que afeta a leitura, escrita, pode também apresentar problemas com os números, a memória, o domínio das letras, números e afeta a fala.

O que é Síndrome de TDAH?

Transtorno de deficit de atenção/hiperatividade (TDAH) é uma síndrome de desatenção, hiperatividade e impulsividade. Há 3 tipos de TDAH, os que são predominantemente desatentos, hiperativo/impulsivos e combinados. Os critérios clínicos dão o diagnóstico.

Quais as características de uma pessoa com TDAH?

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e freqüentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade.

O que o TDAH pode causar?

Desatenção, hiperatividade e comportamento impulsivo são sintomas do TDAH com reflexos negativos no convívio social e familiar, assim como no desempenho escolar ou profissional dos portadores do transtorno. Esses sintomas podem manifestar-se em diferentes graus de comprometimento e intensidade.

Quais são os malefícios do TDAH na vida do aluno?

Os problemas no TDAH, citados na seção anterior, dão continuidade a um comportamento muito ruim na vida acadêmica: a evasão escolar. Quando o aluno passa pela situação de isolamento pelos colegas e professores; assim como o desenvolvimento de ansiedade e depressão, ele tende a abandonar a escola.