Oração subordinada substantiva predicativa É aquela que exerce a função de predicativo do sujeito da oração principal. Exemplos: Meu medo é que você não volte. Nosso maior desejo é que todos sejam aprovados.
1 – Oração Subordinada Substantiva Subjetiva é aquela que exerce a função de sujeito da oração principal.
Orações Subordinadas Substantivas Oração Subordinada Substantiva Subjetiva - Exerce a função de sujeito. Exemplo: É provável que ela venha jantar. Oração Subordinada Substantiva Predicativa - Exerce a função de predicativo do sujeito. Exemplo: Meu desejo era que me dessem um presente.
Uma oração subordinada substantiva pode ser:
Se a função sintática que a oração subordinada exerce for própria de substantivo, então a oração se classifica como oração subordinada substantiva. Se a função sintática que a oração subordinada exerce for própria de adjetivo, então a oração se classifica como oração subordinada adjetiva.
Curiosidades. Toda oração é considerada frase, possui verbo ou locução verbal, e é constituída por sujeito e predicado; Nem toda frase é considerada oração, caso não possua verbo ou locução verbal, assim como sujeito e predicado; Ambas transmitem um sentido completo.
Caso uma frase seja formada por uma ou mais orações, ela é considerada um período. É comum identificar o período pelo começo com letra maiúscula e encerramento com uma pontuação, porém este método é extremamente falível. Em um texto, é comum que as frases sejam períodos, mas isso não significa que seja uma regra.
Oração é um enunciado que pode ou não ter sentido completo. É formada por sujeito e predicado, o que significa que a oração sempre contém um verbo.
O período é a frase organizada em oração ou orações. Ele pode ser simples, quando constituído de uma só oração, ou composto, quando constituído por duas ou mais orações.
O período pode ser caracterizado pela presença de uma ou de mais orações, por isso, pode ser simples ou composto. Período Simples - apresenta apenas uma oração, a qual é chamada de oração absoluta. Exemplos: Já acordamos.
Uma frase é um enunciado falado ou escrito que apresenta um sentido completo, podendo conter apenas uma ou várias palavras.
As frases imperativas são utilizadas para emissão de ordens, conselhos e pedidos. Levam ponto final ou ponto de exclamação e também podem ser afirmativas ou negativas.
b) Frases Imperativas: ocorrem quando o emissor da mensagem dá uma ordem, um conselho ou faz um pedido, utilizando o verbo no modo imperativo. Podem ser afirmativas ou negativas. c) Frases Exclamativas: nesse tipo de frase o emissor exterioriza um estado afetivo.
Modo usado para dar uma ordem ou advertência Não é possível conjugar verbo na 1ª pessoa do singular (eu) em nenhum dos dois tempos verbais usados no modo imperativo, porque não há como dar uma advertência, direção ou ordem a si mesmo. Exemplos de frases no modo imperativo: Não corra! Faça aqui a sua inscrição.
Que impera ou manda; que exprime ordem, exortação ou pedido (ex.: frase imperativa). 4. [ Gramática ] Modo do verbo que exprime ordem, exortação ou pedido.
1 autoritário, arrogante, despótico, dominador, imperial, imperioso, prepotente. Que é indiscutível: 2 categórico, contundente, decisivo, definitivo, esmagador, imperatório, impreterível, incontestável, indiscutível, inegável, injuntivo, obrigatório, peremptório, terminante.
O modo subjuntivo é utilizado para indicar um fato incerto, exprime condição, incerteza e dúvida. Uma característica particular desse modo verbal é sua dependência em relação a outro verbo. Logo, é muito comum ver o modo subjuntivo em orações subordinadas.
O modo subjuntivo apresenta três tempos verbais simples: