Disceratose é a ceratinização de células profundas do epitélio, um achado frequente em processos irritativos crônicos. Paraqueratose é a ceratinização anormal do epitélio escamoso com persistência dos núcleos celulares nas células superficiais.
- Paraceratose: pequenos grupamentos de células ceratinizadas e alongadas, com citoplasma laranja escuro, com núcleos picnóticos que também poderão ser alongados, caracterizam o fenômeno de paraceratose, muitas vezes encontradas em casos de cervicites, normalmente cervicite crônica.
Coilocitose significa célula abaulada, vacuolizada com núcleos localizados na periferia da célula. Discariose significa alteração nuclear como núcleo disforme, dividido em duas ou mais partes.
Concomitantemente, ocorre cariopicnose (figura 2), ou seja, exacerbação da maturação celular, que se reflete em descamação de uma grande quantidade de células escamosas superficiais.
Como se trata de uma infecção em um canal muito próximo ao útero, local onde ocorre a fecundação e então a gravidez, sim é possível que a infecção atrapalhe a engravidar. Atrapalha mas não pelas bactérias e sim pelos problemas que esta infecção possa vir a trazer como a dor por exemplo.
Se não for tratada, esta infecção pode causar partos prematuros, problemas de fertilidade e um risco maior de contrair outras doenças sexualmente transmissíveis. Um dos problemas da vaginose bacteriana é que, em algumas situações, o problema não é diagnosticado devido à ausência de sintomas.
A secreção vaginal exagerada e de consistência, cor e cheiro alterados, pode estar associada a doenças sexuais e infecções perigosas, com risco até de infertilidade. Na maioria dos casos, o corrimento é resultado de um desequilíbrio na flora vaginal.
Corrimento branco O corrimento branco pode ser um dos sintomas de gravidez, pois ele pode ser causado pelo o aumento dos níveis de progesterona, um dos indicativos de gravidez.
E, mais recente, um estudo de fevereiro de 2019, publicado no Canadian Medical Association Journal observou 441.