'Distância segura é de um carro para cada 20 km/h', alerta especialista. A 60 Km/h, distância do veículo da frente deve equivaler a três veículos. Atenção redobrada em dias chuvosos também pode evitar acidentes por falha humana.
A distância de segurança (dS) consiste na distância mínima que dois veículos devem manter entre si para que, no caso de travagem brusca, não colidam. Esta é calculada pela soma da distância de reação com a distância de travagem e vem expressa no SI em metros.
Se, por exemplo, circular a 30 km/h, o seu tempo de reação levará a que o seu veículo percorra aproximadamente 9 metros antes de começar a parar. Caso circule a 60 km/h, você percorrerá 18 metros, uma distância equivalente a pouco mais de quatro carros, e a 120 km/h serão 36 metros antes que consiga frear.
O farol alto é permitido só em vias sem iluminação pública, deserta. ... 224, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) diz que "fazer uso do facho de luz alta dos faróis em vias providas de iluminação pública" define como infração leve, ou seja, 03 pontos na carteira e o valor da multa é R$ 53,20.
A regulamentação obriga o uso de faróis baixos em rodovias e seu descumprimento é passível de multa de gravidade média (quatro pontos na CNH) e valor de R$ 130,00. Porém, o projeto de lei 3.
Farol alto só em trechos com pouca visibilidade e, principalmente, se não houver veículo no sentido contrário. Mesmo sob chuva ou neblina, o certo é usar luz baixa. - Na neblina, o farol alto cria uma cortina de névoa, que prejudica a visibilidade - alerta Daniel.
É que à noite em trechos sem outros veículos, o farol alto ajuda bastante a olhar o que tem mais distante. Puxe a alavanca para trás para dar jogo de farol, empurre a alavanca para frente para travar a luz alta acesa! Puxe levemente para o lampejo do farol alto.
Qual a diferença entre farol alto e baixo? A resposta para essa pergunta está no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). ... luz baixa ou farol: para ser acesa no período da noite ou em rodovias e túneis durante o dia; luz alta: usada quando trafegamos em ruas sem iluminação, quando não há outros carros à frente.