Contrapiso Não Aderido São contrapisos que não dependem da aderência com a base para desempenhar sua função. Apresentam espessuras maiores, sendo superiores a 3,5 cm. Não é necessário neste caso a limpeza da base.
O contrapiso é, basicamente, uma camada de cimento aplicada para regularizar e nivelar um solo ou uma laje. Esse procedimento é necessário para preparar a estrutura que vai receber o acabamento ou o revestimento desejado.
O contrapiso é uma camada de argamassa projetada em bases, como lajes e solos, para nivelar e regularizar o piso antes da aplicação de revestimentos.
Uma dosagem diferente para cada situação Por exemplo, para fazer uma fundação, o traço de concreto é de 5 latas de 18L de areia, 6 latas da mesma medida e meia de pedra e 1 lata e meia de água para cada saco de cimento. Se vai usar o concreto para pisos, o traço de concreto vai ser diferente.
Para iniciar a execução do contrapiso, é necessário que o local de aplicação esteja completamente livre de sujeira e resíduos. A alvenaria deve estar finalizada e, caso haja impermeabilização no local, a mesma deve estar pronta e testada.
Como fazer contrapiso? Veja o passo a passo completo!
Executar as mestras espalhando com a enxada entre duas taliscas a argamassa para contrapiso numa quantidade para sobrepor a altura das taliscas. Em seguida, compactar com o socador manual; Com o auxílio da régua de alumínio, nivelar a argamassa excedente até que a mestra fique no mesmo nível das taliscas.
Se o seu piso de concreto for bem nivelado, vc pode até colocar uma cerâmica bem baratinha com um espaçador 3mm e depois passar massa acrílica neste rejunte para ficar totalmente nivelado e acima desta cerâmica instalar o piso vinìlico em régua.
Vc pode elevar de 03 formas: enchimento de cascalho seco compactado com uma nata superior para acabamento primário / outra opção em virmiculita (tipo de uma argila expansiva que misturada ao cimento torna bem rígida, porém leve) / outra opção nivelamento em bloco em concreto celular - tb bem rígido e leve.
Nos pisos e lajes, a escória é despejada diretamente no solo de acordo com o volume desejado. Depois, ela deve ser levemente compactada (socada) para garantir firmeza ao material. Dessa forma, o contra piso pode ser feito diretamente sobre a escória já compactada.
Limpe a superfície que receberá o contrapiso de EPS Isopor® e posicione as placas sem deixar espaço entre elas; Aplique o lastro de concreto leve ou argamassa mista; Finalize com o posicionamento das peças do piso escolhido.
poliestireno expandido
A estrutura do concreto leve com EPS Isopor® também permite maior resistência ao fogo e à água: Enquanto esse material tem baixo potencial inflamável, ele apresenta baixa absorção de água e maior resistência a umidade.
A nova tendência na decoração de ambientes com revestimentos cerâmicos e porcelanatos, são os revestimentos de grandes formatos e baixissimas espessuras. São também conhecidos como pisos Slim. celanatos por serem mais finos, mais leves e mais sustentáveis.
Os porcelanatos tradicionais medem cerca de 10 mm de espessura, enquanto os pisos Slim apresentam espessura média de 4 mm. Segundo o profissional, o produto também leva vantagem porque ainda pode ser assentado diretamente sobre o contrapiso.
Os azulejos cerâmicos possuem espessura padrão entre 1,6 e 19 mm. Quanto mais espesso, mais durável ele é, e menos sujeito a rachaduras e quebras. Por isso, os modelos mais finos, como os de 1,6 mm, são melhor usados em paredes, e os mais grossos ficam melhor em pisos e bancadas.
12mm
Para o concreto é recomendavel que ele tenha um espessura de 8cm e o traço do concreto seja 1:3:3 ( 1 lata de cimento+3 latas de pedras+3 latas de areia ).
O porcelanato técnico é o mais indicado para cozinhas, pois, durante a sua fabricação, ele é submetido a altas temperaturas. Portanto, é o material mais recomendado para aguentar panelas quentes e outras fontes de calor, além de ser altamente resistente à mancha e possui baixa absorção da água.
18 mm
Aplicação da argamassa na base Estenda a argamassa (espessura de 3 a 4 mm) com o lado liso da desempenadeira.
ACII
Se o porcelanato é claro e a argamassa for cinza a coloração transferida e absorvida chegará a face ou superfície formando manchas. Se o porcelanato é escuro e a argamassa for branca a coloração transferida e absorvida chegará a face ou superfície formando manchas.
Como o porcelanato possui baixíssima absorção de água, cerca de 0,5%, e a argamassa comum absorve e retem mais água, as chances de que as peças comecem a soltar rapidamente é muito alta, sendo este o principal motivo para se buscar o tipo correto de argamassa para este devido fim.
AC-2: Usadas em projetos externos, com características de aderência resistentes a chuva, vento e cargas. AC-3: A mais resistente de todas. Apresenta maior aderência e resistência entre as tensões de materiais entre a cola e revestimento.
Portanto, basicamente, a diferença entre elas é a aderência, que é muito maior na argamassa colante e o tempo em aberto, que é o tempo disponível para a aplicação das cerâmicas após o espalhamento da argamassa sobre a base, que depende da temperatura, umidade do ar e vento.