Conteúdos Conceituais – Saber o nome de um rio, a data de uma revolução ou conhecer o processo digestivo no ser humano. Conteúdos Procedimentais – Saber abrir um frasco, saber escrever ou 'saber deduzir'. Conteúdos Atitudinais – Saber cumprir uma regra, seguir uma norma ou ser solidário.
As competências possuem três elementos: conhecimentos (o saber), habilidades (o saber-fazer) e as atitudes (o querer-fazer).
Assim, podemos compreender a composição do conceito de competência, através de critérios objetivamente mensuráveis, como o exercício proativo e simultâneo de:
Consiste em um entendimento prático de situações, que se apoia em conhecimentos adquiridos e os transforma à medida que aumenta a diversidade de situações“. Dessa forma, de acordo com o sociólogo, competência engloba atitude (tomar iniciativa), entendimento prático (habilidade) e conhecimentos adquiridos (saber).
Competências socioemocionais: você sabe quais são as dez habilidades mais usadas? Segundo Cristina, são empatia, felicidade, autoestima, ética, paciência, autoconhecimento, confiança, responsabilidade, autonomia e criatividade.
São elas:
Modelo das cinco macrocompetências São elas: abertura ao novo, autogestão, engajamento com os outros, amabilidade e resiliência emocional.
Competências socioemocionais em foco: Organização, foco, responsabilidade, determinação, iniciativa social, assertividade, imaginação criativa, curiosidade para aprender, e tolerância à frustração.