Como fazer um tapete de atividades sensoriais Dentre os materiais possíveis, sugerimos: algodão, papel de lixa, botões, espuma, goma Eva, paus de madeira, objetos de plástico, papel com distintas texturas…
Consiste em colocar uma folha de papel sobre uma superfície áspera, que contém alguma textura, e esfregá-la, pressionando-a com um bastão de giz de cera, por exemplo, para que a textura apareça na folha.
Passo a passo, a criança vai experimentando diferentes formas e texturas no tapete sensorial, uma atividade que serve para brincar e, ao mesmo tempo, desenvolver os sentidos, em especial o tato.
Materiais utilizados no tapete das sensações (papel de alumínio, rolhas de plástico de iogurtes, saco de serapilheira, papel EVA normal, esponja floral, plástico de bolhas, papel crepe, rolhas de cortiça, papel EVA com brilhantes, pano fofinho, algodão, esponja de banho, relva sintética, lã, organza,cartolina canelada, ...
Coloque os tapetes estendidos sobre o chão distantes um do um outro, mantendo espaço entre eles para que as crianças se locomovam com autonomia. Realize a proposta mais vezes em seu cotidiano, possibilitando que os bebês explorem os tapetes em diferentes espaços e momentos.
Modo de montagem: – Encape o papelão com o tecido de sua escolha. – Recorte o plástico bolha, o papel celofane e o Eva – no tamanho de uma folha A4 – ou em formatos variados de sua escolha – e cole-os ao longo do papelão. – Cole também o restante dos materiais que não precisaram de recorte.
Coloque espalhado o gel colorido e as tintas. Cubra com o plástico transparente e novamente cole formando um tapete sensorial. Além das sensações proporcionadas pela atividade, a criança recebe os estímulos proporcionados pelas cores trabalhadas no tapete.
As explorações sensoriais permitem que as crianças conheçam o mundo ao seu redor de diferentes formas. Assim, elas se descobrem, se aceitam, gostam de si, do seu entorno e ainda fortalecem vínculos.
Os brinquedos sensoriais são aqueles que estimulam os sentidos da criança, desenvolvendo a criatividade, a curiosidade e a coordenação motora fina. Fáceis de fazer, eles não precisam ser comprados, podem ser criados em casa, reutilizando materiais ou coletando elementos da natureza.
As atividades sensoriais são brincadeiras ou dinâmicas, que estimulam os cinco sentidos dos pequenos. Alguns sentidos, como a visão e a audição são naturalmente estimulados, principalmente, na fase escolar.
Atividades sensoriais são aquelas que, além de proporcionar às crianças momentos divertidos, estimulam os diferentes sentidos: paladar, olfato, visão e audição. Elas também são ótimas fontes de descoberta para os bebês e as crianças pequenas.
As atividades multissensoriais, como proposta de antecipação em leitura nos chama a atenção para o movimento cíclico e intermitente do ato de ler: a leitura de mundo e a leitura da palavra alimentam-se reciprocamente. O homem lê o mundo e o materializa em código escrito.
Faça sacos sensoriais temáticos pintando o gel de diferentes corantes. Na hora da compra, preste atenção se o gel tem um perfume forte demais. Para os pequenos é melhor procurar uma opção sem perfume. Lantejoulas, estrelinhas, purpurina, botões, isopor e bichinhos de plástico são bem vindos para rechear o saco.
As atividades sensoriais são brincadeiras ou dinâmicas, que estimulam os cinco sentidos dos pequenos. Alguns sentidos, como a visão e a audição são naturalmente estimulados, principalmente, na fase escolar.
É muito simples de fazer. Você preenche luvas de látex com materiais de texturas diferentes, como o arroz, feijão e a lentilha que você vê na foto. Pode usar farinha, aveia, café… o que você tiver na cozinha. Depois é só entregar para o bebê e deixar ele explorar este material tão rico.
Hoje vamos brincar com luvas sensoriais, uma brincadeira simples, divertida e importante para o desenvolvimento motor da criança. Além de auxiliar a reconhecer texturas, promove o desenvolvimento da concentração, estimula a visão e o tato.
O objetivo do tapete é estimular o desenvolvimento infantil por meio de atividades sensoriais. Em forma de brincadeira, as atividades sensoriais são aquelas em que as crianças podem explorar o mundo através de seus cinco sentidos, como, por exemplo, brincar na caixa de areia.
“A idade que normalmente recomendamos o tapete é a partir do segundo mês, quando o bebê já consegue interagir um pouco mais com o ambiente ao seu redor, mesmo assim, desde o primeiro mês o bebê já pode ser colocado para observar.
Melhores Tapetes de Atividades para Bebês de 2021
Para escolher o melhor tapete de atividades para bebês, primeiramente verifique o tipo, a indicação etária, o tamanho e o material do produto. Além disso, observe as características de segurança, os recursos e se ele apresenta funções extras.