O Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE é uma entidade de assistência social, de caráter filantrópico, sem fins lucrativos e não tem qualquer vinculação com o governo. Promove o acesso e a integração ao mundo do trabalho a adolescentes e jovens por meio da oferta de programas de estágio e aprendizagem.
O maior objetivo do CIEE, nestes 42 anos de existência é encontrar, para os estudantes de nível médio, técnico e superior uma oportunidade de estágio que os auxiliem a colocar em prática tudo o que aprenderam na teoria. Escola + Estágio = Vida melhor. promove a inclusão social de alunos do ensino médio.
No âmbito da Lei da Aprendizagem, aprendiz é o jovem que assina contrato especial de trabalho que o leva a atuar na empresa e numa instituição formadora concomitantemente. Ele tem a oportunidade de aplicar os conhecimentos que está aprendendo na instituição, no dia a dia da empresa.
Para o programa Aprendiz, o jovem recebe salário mínimo e a taxa mensal que a empresa paga ao CIEE fica em torno de R$ 200. E ambos os contratos, de estágio e de aprendiz, têm dois anos de duração.
Faça um Termo de Compromisso de Estágio
Sobre o Recesso Remunerado: De acordo com o Art. 13 da Lei do Estágio nº “É assegurado ao estagiário, sempre que o estágio tenha duração igual ou superior a 01 (um) ano, período de recesso de 30 (trinta) dias, a ser gozado preferencialmente durante suas férias escolares.
Veja, a seguir, alguns dos cursos oferecidos através do Programa Jovem Aprendiz Senac:
Se você tem entre 14 e 24 anos e sonha em conseguir uma oportunidade como Jovem Aprendiz, saiba que o SENAI é a sua melhor porta de entrada para um curso técnico gratuito e para seu primeiro emprego.
Direitos e deveres do jovem aprendiz