O Que Carpo E Metacarpo?

O que carpo e metacarpo

Os ossos do metacarpo, também chamados ossos metacarpais, são os cinco ossos da mão localizados entre as falanges e o carpo. Embora os ossos metacarpais sejam pequenos, eles são classificados como ossos longos, por apresentarem características estruturais dos ossos longos. Cada metacarpal consiste em uma diáfise, uma cabeça distal e uma ampla base proximal.

Primeiro osso metacarpal

O quinto metacarpal é o menor de todos os cinco ossos do metacarpo. Sua base difere ligeiramente dos demais, pois sua parte lateral não se articula com nenhum outro osso e, em vez disso, apresenta um tubérculo para a inserção do músculo extensor ulnar do carpo. A face medial da base, entretanto, se articula com o osso hamato.

La compresión crónica puede provocar daños a largo plazo en el nervio y atrofia de los músculos tenares (del dedo gordo) lo que se traduce en debilidad en los dedos pulgar e índice. El tratamiento incluye reposo de la muñeca y la abstención de utilizarla durante un período de tiempo. Asimismo, vendas y férulas pueden ayudar a estabilizar la zona, mientras que en casos extremos se puede indicar terapia con antiinflamatorios y analgésicos, o en último caso la cirugía.

A descrição feita a seguir é um apanhado do esquele­to da mão como um todo e pressupõe, para que o estudan­te a acompanhe, que ele tenha à sua disposição, um esqueleto articulado deste segmento do membro superior. 

Fileira proximal

Fileira proximal

O terceiro metacarpal está localizado na base do dedo médio. Difere dos demais por um processo estiloide que se projeta proximalmente a partir da borda posterolateral de sua base. Este processo participa da articulação com o osso capitato. A superfície lateral da base se articula com o segundo metacarpal, enquanto a superfície medial se articula com o quarto metacarpal por meio de duas superfícies articulares ovais.

Cada hueso del metacarpo tiene una base, un cuerpo y una cabeza. Las bases de los huesos metacarpianos son anchas y se articulan con los huesos de la fila distal del carpo por medio de las articulaciones carpometacarpianas:

A função preênsil das mãos – particularmente dos dedos – foi fundamental para o homem utilizar instrumentos como o porrete e desenvolver outros mais sofisticados, até chegar à mecanização maciça de hoje. Em todo o processo, destaca-se a função do polegar. Quem olha em volta de si, verifica imediatamente a profusão de utensílios e instrumentos que seriam inúteis se as pessoas que os utilizam não pudessem valer-se do polegar.

A diáfise do segundo metacarpal é convexa em direção ao dorso da mão. Os músculos interósseos se inserem na parte proximal da diáfise; a cabeça ulnar do primeiro interósseo dorsal se insere na sua face lateral, enquanto o segundo interósseo palmar e o segundo interósseo dorsal se inserem na face medial da diáfise.

As complicações surgem devido à falta de suprimento sanguíneo para a área, devido à lesão do ramo carpal palmar da artéria radial. Essa insuficiência sanguínea, acompanhada da privação de nutrientes, pode levar a uma osteonecrose avascular (ou seja, a morte do osso secundária a uma vascularização inadequada) e, consequentemente, uma doença articular degenerativa do punho.

Quer acessar esse vídeo?

El ganchoso tiene forma de cuña y es el hueso más medial de la fila distal. Se articula distalmente con el cuarto y quinto metacarpiano, con el grande lateralmente y con el piramidal proximalmente.

El piramidal es un hueso con forma de triángulo o pirámide que se encuentra en la cara medial del carpo. Se articula con el hueso semilunar lateralmente y con el hueso ganchoso distalmente. Asimismo, el piramidal presenta una carilla aislada de forma ovalada en su cara palmar distal que tiene como función la articulación con el hueso pisiforme que veremos a continuación.

La característica anatómica principal del hueso ganchoso es el gancho del hueso ganchoso (apófisis unciforme), una estructura alargada que se proyecta desde la parte distal de su cara palmar. Este gancho participa en la formación de la pared medial del túnel del carpo y la pared lateral del canal ulnar (canal de Guyon). Asimismo, sirve de punto de inserción para diversos músculos y ligamentos de la mano y el antebrazo, incluyendo al retináculo flexor del carpo.

Bibliografía

El grande, tal como su nombre lo indica, es el más voluminoso de todos los huesos de la muñeca. Se articula principalmente con el tercer metacarpiano distalmente. Asimismo, se articula con los huesos del carpo adyacentes: el trapecio, escafoides, semilunar y el ganchoso.

A parte proximal da superfície lateral da diáfise articula-se com o quarto metacarpal, enquanto a superfície medial é o ponto de inserção do músculo oponente do dedo mínimo. A parte distal da superfície lateral recebe as fibras do quarto músculo interósseo palmar e do quarto músculo interósseo dorsal.

Las complicaciones se pueden producir a causa de falta de irrigación a la zona desde la rama carpiana palmar de la arteria radial. Esta insuficiencia sanguínea y falta de nutrientes que lo acompaña pueden provocar una osteonecrosis.

Falanges

Os cinco ossos do metacarpo constituem a palma da mão, indo do polegar até o dedo mínimo. São os mais longos dos ossos da mão, conectando-se à fileira distal dos ossos do carpo em uma extremidade, e às falanges na outra.

A extremidade proximal do carpo é convexa, ântero-posterior e látero-medialmente, articulando-se com o rádio, enquanto que os ossos da fileira dis­tai se articulam com os ossos do metacarpo.

As mãos localizam-se nas extremidades finais dos membros superiores do esqueleto humano. Os ossos da mão são divididos em: carpo, metacarpo e falange (subdividida em falanges proximais, mediais e distais). A seguir abordaremos a anatomia dos ossos e músculos da mão.

El cuerpo es similar al del segundo metacarpiano, siendo dorsalmente convexo. Su lado lateral sirve como punto de inserción para la cabeza ulnar del segundo interóseo dorsal, mientras que el lado medial es donde se une la cabeza radial del tercer interóseo dorsal. Los dos tercios distales de la cara medial del cuerpo proporcionan un punto de inserción para la cabeza transversa del músculo aductor del pulgar.

Ossos do metacarpo

Ossos do metacarpo

El pisiforme es un hueso pequeño con forma de guisante que se encuentra en la cara palmar del hueso piramidal. Presenta una carilla articular dorsal que tiene como función la articulación con el hueso piramidal. El pisiforme es un hueso sesamoideo, lo que significa que está totalmente integrado en un tendón, específicamente en el tendón del músculo flexor ulnar del carpo. Este hueso también se encuentra superficialmente en la palma de la mano y es fácilmente palpable.

Os ossos metacarpais se articulam com os ossos do carpo por meio de suas extremidades proximais (bases) e com as falanges proximais por meio de suas extremidades distais (cabeças). Eles são numerados de 1 a 5, na direção rádio-ulnar.

O que são ossos Metacarpais?

Os ossos metacarpais são formados por base (mais proximal, que se articula com os ossos carpais), corpo e cabeça (mais distal, que se articula com as falanges). Os ossos metacarpais são 5, sendo o metacarpal I – o do polegar – o mais curto e mais largo de todos.

Quando o bebê junta as mãos?

Cerca de 4 meses Quando está deitado de costas, seu bebê explora o próprio corpo acariciando a barriga ou os joelhos. Ele também consegue rolar para os lados. Ele consegue segurar por alguns momentos um objeto colocado em sua mão, mas o solta muitas vezes. Ele junta as mãos e as mantém assim com firmeza.

Quando o bebê abre as mãos?

É interessante verificar também os reflexos de Moro e Galant. · Aos três meses: A partir dos três meses, o bebê consegue sustentar a cabeça, ficar com os braços soltos e as mãos abertas. Começa a sorrir e seguir com os olhos e a cabeça objetos e sons apresentados.

Como estimular o bebê a abrir as mãos?

Estimule o bebê também a tocar objetos diferentes e a segurá-los. Com um brinquedo, estimule a mão fechada da criança e espere que ela abra a mão, envolva o objeto e consiga segurá-lo por alguns segundos.

Quando o bebê já reconhece o pai?

– Até os 6 meses, ele consegue identificar possíveis intenções ou estados de humor pelo tom e modulação das vozes que ouve. – No 6º mês, o bebê já compreende algumas palavras familiares, como “mamãe” e “papai”. Dica: fale com o seu filho desde cedo. Até mesmo quando ele estiver na barriga!

Pode pegar na mão de bebê?

Ninguém avisou que em mão de bebê não se pega, muito menos se beija? Acho incrível quando as pessoas, às vezes as estranhas, pegam na mão do meu bebê com toda alegria e despudor possível. E, para piorar ainda mais, beijam a mãozinha como se isso fosse um ato de carinho desejado. Não, não é.