Orofaringe ou bucofaringe comunica com a boca através do istmo da garganta, é um pequeno espaço da cavidade bucal compreendida entre a raiz da língua, o palato mole e a epiglote. É a única porção da cavidade bucal correspondente a uma cavidade real.
A cartilagem hialina, em adultos, está presente na cartilagem articular dos ossos, no esqueleto cartilaginoso das cavidades nasais, na traqueia, na laringe, nos brônquios e nas cartilagens costais. A cartilagem forma um arcabouço estrutural que mantém as vias aéreas abertas na traqueia, brônquios e laringe.
A causa mais frequente, responsável por mais de 90% dos casos é a estenose pós intubação traqueal. Quando um paciente, geralmente com uma doença grave, utiliza um ventilador mecânico, para auxiliar em sua respiração e na oxigenação do sangue, é necessário que utilize um tubo na traquéia para insuflar o ar no pulmão.
O muco retém as partículas de fuligem produzida pela poluição e agentes orgânicos causadores de doenças ou lesão ao organismo, portanto proteção contra agentes físicos e químicos. O muco ajuda também no sentido de manter úmido, o tubo respiratório.
A principal característica da mucosa traqueal é ser secretora. O muco produzido forma um tubo mucoso que funciona como uma barreira mucosa às partículas de pó que entram junto com o ar inspirado, nesse tubo o muco é transportado em direção à faringe pelo batimento ciliar, das células cilíndricas ciliadas.
O pulmão está protegido contra infecções bacterianas por uma variedade de mecanismos , que incluem a filtração de partículas nas narinas prevenção de aspiração de secreções infectadas pelo reflexo epiglótico , a expulsão de materiais aspirados pelo reflexo tussígeno , expulsão dos organismos pelo muco e células ...
Mecanismos de defesa do sistema respiratório
Resposta. Resposta: por meio do nariz, através da respiração. Pois o ar passa pelo pulmão, o que pode causar uma infecção ou então doenças como a gripe.
Geralmente, este tipo de infecção é provocado por vírus, bactérias ou fungos, de diversos tipos, provocando sintomas como coriza, espirros, tosse, febre ou dor de garganta, por exemplo.
Os sintomas mais comuns de uma infecção respiratória são: