Algumas formas principais de acabar de vez com a retenção de líquido e desinchar incluem:
O tratamento da efusão abdominal felina depende completamente da doença ou do problema subjacente que a causou. Por exemplo, se houver uma infecção, ela deve ser tratada com antibióticos.
Fornecer medicação anti-gases (Luftal ou Simeticona gotas), começando 24 horas antes do exame, de 6 em 6 horas. Para animais até 10 kg, fornecer 2 ml e, acima de 10 kg, 3ml, via oral.
Talvez a causa mais comum que explica por que um gato tem a barriga inchada e dura é a presença de parasitas internos, especialmente quando se trata de um gatinho jovem. Assim, se pegarmos um gatinho, provavelmente notaremos que sua barriga está anormalmente grande.
Perceber que você tem um gato com PIF em casa pode ser um desafio. Isso porque os sintomas não costumam se distinguir muito de outras doenças menos graves....Os principais sinais da doença são:
A PIF ainda não tem cura, infelizmente. No entanto, existem tratamentos paliativos que podem ajudar a prolongar a vida dos gatos com PIF e deixá-lo o mais confortável possível. A progressão da doença pode ser reduzida com antibióticos, antinflamatórios e quimioterápicos.
O gato que desenvolve a PIF (úmida ou seca) não tem prognóstico bom. O gato com PIF efusiva (úmida) tem expectativa de vida máxima de 2 meses. O gato com PIF não-efusiva (seca) pode viver até um ano com boa qualidade de vida. Nos dois casos de PIF, o tratamento disponível é paliativo.
Introdução. A Peritonite Infecciosa Felina (PIF) é uma doença infecciosa causada por vírus do gênero Coronavírus Felino (FCo V-1 e FCo V-2). É uma enfermidade sistêmica grave e tem alta mortalidade entre os pacientes.
Ao contrário do vírus da FIV, que é mais silencioso, o da FeLV é muito mais agressivo e rápido. A expectativa de vida do gato após a infecção é, em média, de dois anos e meio.
Apesar de não existir uma cura, é possível seguir com um tratamento para amenizar os sintomas do animal com FELV. Tratamento com antivirais e imunomoduladores.
Infelizmente são doenças muito comuns, então não se desespere e não pense em eutanasiar seu gato. Leve a um veterinário para que ele possa esclarecer sobre a doença. O tratamento da FeLV, assim como o da FIV, consiste em manter a imunidade do gato alta e tratar os sintomas.
O vírus da FeLV é um vírus frágil que não sobrevive muito tempo no ambiente (cerca de 2 horas somente), assim é necessário que haja um contato próximo dos gatos para que aconteça a contaminação.
“Costumamos dizer que FIV é doença de gato que briga e FeLV é a do gato amigo. Pois a forma mais comum de contrair FIV é por meio de brigas ou do coito com mordidas, devido a saliva infectada com o vírus. Já a FeLV, é transmitida também pela saliva, secreções nasais, urina e fezes.
Segue o link: https://www.petlove.com.br/racao-hercosul-biofresh-para-gatos-adultos/p Mas as ração Hills Science Diet Feline Adulto Cuidado Excelente e Ração Affinity Guabi Natural Salmão e Cevada para Gato Adulto também são bastante recomendadas.
Assim como a Felv, a FIV felina ainda não tem cura. “O tratamento é o suporte, e o mais importante é manter o gato o mais saudável possível, oferecendo ração de qualidade, cuidados higiênicos, vermifugação e acompanhamento veterinário”, diz Camille.
Já a FeLV é a leucemia felina, também causada por um vírus que pode ser transmitido por meio de secreções como saliva, fezes, leite e urina de gatos infectados. No caso do animal ser positivo para FeLV, a imunidade baixa também é um problema, somada ao risco de desenvolver tumores.
O diagnóstico da FELV também se dá por meio de um exame simples de sangue, com resultado relativamente rápido. Caso o gato testado tenha vida livre, é interessante repetir o teste após algumas semanas, já que falsos positivos são comuns no início do problema.
A vacina Nobivac® Feline 1-HCPCh+FeLV é indicada para a vacinação de gatos saudáveis, para auxiliar na prevenção de doenças causadas pelo vírus da rinotraqueite felina, calicivirose e panleucopenia e Chlamydia psittaci, e auxilia na prevenção de tumores linfoides causados pelo vírus da leucemia felina (FeLV) bem como ...
Vacinas: Quando filhote, o gato receberá 2 doses de vacina viral V5, que deverá ser repetida anualmente e com 120 dias 1 dose da anti-rábica, também repetida anualmente. O preço médio da vacina viral é de R$100,00 a dose e a anti-rábica é de R$50,00.