Como se livrar de pulgas na sua casa
Barragens são estruturas projetadas por engenheiros, utilizadas como reservatório para contenção e acumulação de substâncias líquidas ou de mistura de líquidos e sólidos provenientes do processo de beneficiamento de minérios.
Essas construções são estruturas físicas que conseguem represar determinado curso d'água. Podem ser utilizadas para o acúmulo hídrico, para a geração de energia (hidrelétrica) e para depositar rejeitos e resíduos.
Os valentes castores constroem diques para criar reservatórios de água profundos onde podem se abrigar de predatores, fazendo fluir o próprio alimento e os materiais de construção que utilizam.
Podem ter o núcleo impermeável, feito com predominância de material rochoso e núcleo argiloso que veda a passagem de água, ou ter face impermeável, cuja vedação da água é garantida pela impermeabilização da face montante da barragem com uma camada de asfalto, chapa de aço ou outro material.
Barragem a jusante É a mais cara, mas considerada a mais segura. Porém, ocupa um espaço maior e provoca, já na construção, impacto ambiental com desmatamento, diz o professor Eduardo Marques.
Recomenda-se sua construção em áreas com solos com profundidade de 1,5 a 4,5 m, com declividade suave, entre 0,4 e 2,0%, que formam ombreiras (extremidades rasas), não salinos e textura arenosa a média. O custo de uma barragem subterrânea varia de acordo com as condições locais.
Uma barragem hidrelétrica tem por finalidade represar e armazenar água, matéria-prima para a produção de energia hidrelétrica. Também é função da barragem obter o desnível necessário para girar as turbinas das unidades geradoras.
As hidrelétricas são de vital importância para o sistema elétrico brasileiro, pois controlam rapidamente sua tensão e podem alterar sua geração a qualquer momento para atender os horários de pico de consumo, fazendo isso mais rápido que qualquer outra fonte de energia elétrica.
Algumas instalações hidrelétricas podem rapidamente passar de zero a potência máxima. ... Além de uma fonte de combustível sustentável, os esforços de energia hidrelétrica produzem vários benefícios, como controle de enchentes, irrigação e abastecimento de água.
O uso de usinas hidrelétricas no Brasil já sobrecarrega o meio ambiente e as comunidades que vivem em torno da área destinada ao projeto. Com o avanço da tecnologia e da engenharia já existem alternativas passíveis de estudo para implantação no Brasil, como a energia eólica e solar, por exemplo.
Do ponto de vista ambiental, a importância da energia solar é por ser gerada sem emitir gases responsáveis pelo efeito estufa, sendo uma energia alternativa, limpa e renovável. ... Além disso, é possível reduzir o consumo de energia elétrica e proteger as gerações futuras.
Instalada no Rio Paraná, na divisa entre o Brasil e o Paraguai, Itaipu é ainda hoje a maior hidrelétrica do mundo em geração de energia. ... A usina abastece 19% do Brasil e 87% do Paraguai. Idealizada nos anos 60, Itaipu começou a ser construída na década de 70 e passou a produzir energia em 1984.
Não há uma definição exata para energia, mas podemos dizer que ela está associada à capacidade de produção de ação e/ou movimento e manifesta-se de muitas formas diferentes, como movimento de corpos, calor, eletricidade etc. Segundo o Princípio de Lavoisier, a energia não pode surgir do nada e nem pode ser destruída.
A energia geotérmica pode ser utilizada como uma importante fonte de produção de eletricidade, além de permitir o uso doméstico e industrial da água aquecida.
As fontes de energia são extremamente importantes nas atividades humanas, pois originam combustíveis e eletricidade que servem para iluminar, movimentar máquinas, caminhões entre outras aplicações. ... No Brasil as principais energias utilizadas são: Petróleo, hidrelétrica, carvão mineral e biocombustíveis.
A energia geotérmica se caracteriza pelo calor proveniente da Terra, é a energia calorífera gerada a menos de 64 quilômetros da superfície terrestre, em uma camada de rochas, chamada magma, que chega a atingir até 6.
A energia limpa contribui para a qualidade de vida da população, considerando que a não queima de combustíveis fósseis não gera gases poluentes ou resíduos prejudiciais à saúde e auxilia na preservação do meio ambiente.