EQST

O Que Baritose?

O que é Baritose?

Baritose é uma pneumoconiose, doença ocupacional do pulmão, causada pela exposição prolongada ao pó de bário, geralmente sulfato de bário.

O que é pneumoconiose Fibrogênica?

Definição: doença pulmonar causada pela exposição a poeiras com baixo potencial fibrogênico, também conhecida como pneumoconiose por poeira inerte.

O que é a doença Siderose?

A siderose pulmonar é uma pneumoconiose causada pela inalação de poeiras e fumos contendo óxidos de ferro, ini- cialmente descrita por Doig e McLaughlin(1), em 1936, em um soldador de arco elétrico.

O que é a doença silicose?

A silicose é uma pneumoconiose (doenças pulmonares causadas pelo acúmulo de poeira nos pulmões) causada pela inalação de partículas de sílica. A sílica (ou óxido de silício) é o principal componente da areia e matéria prima para a fabricação do vidro e do cimento.

O que é Siderose no fígado?

A siderose é uma doença pulmonar causada pela inalação de partículas de ferro, seja por poeira ou fumaça. Esta condição é uma forma de pneumoconiose, um termo geral frequentemente usado para se referir a doenças pulmonares causadas pela inalação de partículas de poeira mineral.

Qual o tratamento para fibrose no fígado?

“Hoje, o único tratamento definitivo é o transplante de fígado. No entanto, o número de transplantes está longe de suprir a demanda atual, visto que há um déficit de doadores do órgão”, observa o médico veterinário.

O que causa fibrose no fígado?

As causas mais comuns da fibrose hepática são as hepatites B e C e abuso de álcool. A fibrosecausa sintomas se progredir para cirrose.

Qual o grau de fibrose hepática inferior a cirrose?

Se o resultado do APRI é inferior a 0,5 muito provavelmente não existe fibrose (F0) ou existe um mínimo de fibrose (F1). Mas se o resultado do calculo APRI for superior a 1,5 o resultado não é bom, já que indica que pode existir uma fibrose avançada (F3) ou até cirrose (F4).

Qual o grau da cirrose?

Grau 1 ou Esteatose hepática simples: o excesso de gordura é considerada inofensivo. Geralmente não existe qualquer sintoma e só se descobre o problema através de um exame de sangue de rotina; Grau 2 ou Esteatose hepática não alcoólica: além do excesso de gordura, o fígado fica inflamado.

O que significa fibrose Periportal leve?

Verbete. Definição: Lesão que provoca a hipertensão dentro do sistema venoso portal (sistema porta hepático e o sistema porta hipofisiário). Ocorre normalmente como consequência de inflamação ou outra lesão. Contexto em Português: Todos os pacientes apresentaram sonolência e inversão do sono.

Qual o tempo de vida de uma pessoa com cirrose hepática?

Já com o aparecimento das complicações, tais como o aparecimento de varizes no esôfago, acumulo de fluidos no estomago (ascites), peritonites bactérial espontânea, encefalopatia, etc., a expectativa de vida pode ficar em poucos anos, entre 2 e 4 anos.

Quando a cirrose estoura o que acontece?

– Hemorragias digestivas sob a forma de vómitos ou fezes com sangue, mais frequentemente provocadas pela rotura de veias dilatadas no esófago (varizes esofágicas); – Fezes descoradas; – Alterações mentais que podem levar a confusão mental, agressividade e mesmo coma (encefalopatia hepática);

Como é a morte por cirrose hepática?

É também chamada de doença hepática crônica e caracteriza-se pela morte das células do fígado, aparecimento de cicatrizes (fibrose) e alteração da sua estrutura. A cirrose é a nona causa de morte e termos gerais, mas é a quarta de morte precoce, ou seja, antes dos 70 anos.

Qual o estágio final da cirrose hepática?

que normalmente é macio, torna-se todo endurecido. "Este endurecimento do fígado, como fase final dos machucados ocorridos ao longo de meses e anos, é o que chamamos de cirrose, ou seja, é o estágio final de qualquer doença que acomete cronicamente este órgão", afirma o hepatologista.

Quais os sintomas de cirrose em fase terminal?

Sintomas de cirrose hepática

  • Icterícia.
  • Prurido.
  • Eritema palmar (palmas das mãos avermelhadas)
  • Sangramento digestivo alto.
  • Melena (saída de sangue digerido pelas fezes)
  • Enterorragia (saída de sangue vivo pelas fezes)
  • Perda de massa muscular.
  • Ascite (liquido abdominal)

Como recuperar um fígado com cirrose?

O tratamento para cirrose hepática é indicado pelo hepatologista de acordo com os sintomas e gravidade da cirrose, podendo ser recomendado o uso de medicamentos, dieta adequada ou transplante de fígado nos casos mais graves, por exemplo.

Como fica o fígado de uma pessoa com cirrose?

A cirrose hepática é o resultado final de anos de agressões ao fígado, fato que provoca a substituição do tecido hepático normal por nódulos e tecido fibroso. No fundo, a cirrose nada mais é do que a cicatrização do fígado. Onde deveria haver tecido funcionante, há apenas fibrose (cicatriz).

É possível viver com cirrose?

A Cirrose Hepática é uma doença terminal do fígado e o único tratamento definitivo é o transplante. Entretanto, se a causa for detectada e/ou se as complicações forem controladas, pode-se viver muito bem e por muitos anos mesmo portando a cirrose, sem a necessidade de um transplante.

O que pode causar a cirrose?

A cirrose é o desfecho de lesões no fígado que se cicatrizam, fazendo com que o órgão vá perdendo sua função e caminhe para a falência completa. É resultado de inflamações e agressões crônicas como o ataque de vírus (hepatites A,B,C…) ou abuso de bebidas alcoólicas.

Como detectar cirrose?

Principais sintomas

  1. Fraqueza e cansaço excessivo;
  2. Mal-estar geral;
  3. Náuseas frequentes;
  4. Perda do apetite;
  5. Manchas vermelhas na pele, com pequenos vasinhos;
  6. Perda de peso.

Qual exame fazer para saber se a pessoa tem cirrose?

Exames laboratoriais O início da investigação deve ser pela realização de testes de função hepática, testes de coagulação, hemograma completo e testes sorológicos para diagnóstico de causas virais (p. ex., hepatites B e C). Esses testes podem aumentar a suspeita de cirrose, mas não excluí-la.

Quais exames detectam problemas no fígado?

SEMPRE QUE O MÉDICO PRECISA AVALIAR A SAÚDE DO FÍGADO ELE COMEÇA SOLICITANDO UM EXAME DE SANGUE CHAMADO HEPATOGRAMA, QUE AVALIA: AST, ALT, GGT, ALBUMINA, BILIRRUBINA, LACTATO DESIDROGENASE E TEMPO DE PROTROMBINA. ESTES VALORES INDICAM QUANDO ESTE ÓRGÃO ENCONTRA-SE AFETADO, PORQUE ESTES MARCADORES SÃO MUITO SENSÍVEIS.

Quais Exames de sangue detectam cirrose hepática?

Principais exames para avaliar o fígado

  1. Exames de sangue: AST, ALT, Gama-GT. Sempre que o médico precisa avaliar a saúde do fígado ele começa solicitando um exame de sangue chamado Hepatograma, que avalia: AST, ALT, GGT, albumina, bilirrubina, lactato desidrogenase e o tempo de protrombina. ...
  2. Exames de imagem. ...
  3. Biópsia.

Qual exame para saber se tem hepatite?

Para detectar infecção aguda: HBsAg e anti-HBc IgM. Pode ser pesquisado também o HBeAg. Para diagnosticar Hepatite B crônica: HBsAg e carga viral do vírus da hepatite B (HBV). Pode ser pesquisado o HBeAg.

Como saber se uma pessoa está com hepatite?

Principais sintomas

  1. Dor de cabeça e mal-estar geral;
  2. Dor e inchaço abdominal;
  3. Cor amarelada na pele e na parte branca dos olhos;
  4. Urina escura, semelhante à cor da coca-cola;
  5. Fezes claras, como massa de vidraceiro;
  6. Náuseas, vômitos e emagrecimento sem causa aparente.